Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Criativos convidam imprensa a repensar manchetes
Os criativos Rodrigo Rocha e André Mezzomo criaram o projeto "A Grande Errata", que convida a grande imprensa a repensar suas manchetes. Trata-se de um Tumblr que sugere aos jornais, por exemplo, a dar mais destaque ao impactante atentado terrorista ocorrido na África.
Este mês, o que está sendo considerado o segundo maior ataque terrorista da história - perdendo apenas para o "11 de setembro" - deixou mais de 300 vítimas em Mogadíscio, capital da Somália, e não aparece em destaque nos jornais e portais de notícias brasileiros (tampouco nos internacionais). O que vimos publicado foram apenas notas e pequenas menções ao acontecimento. Bem diferente do que aconteceu por conta dos atentados em Paris e Vegas, por exemplo, que tiveram bastante espaço dedicado a eles.
“Quando percebemos que a imprensa quase não estava noticiando o que aconteceu na Somália, fomos pesquisar as capas dos jornais de atentados anteriores, e ficamos chocados com a diferença”, comenta Mezzomo.
Segundo Rocha, “a ideia não é medir se um ataque é mais grave que o outro, mas sim questionar e destacar a capacidade da imprensa de influenciar as pessoas. E direcionar por quem acabamos nos comovendo”.
Neste fim de semana, outros dois ataques terroristas aconteceram em Mogadíscio, deixando mais de 20 mortos, e também não houve destaque em nenhum jornal.
Para quem quiser ajudar as vítimas dos atentados na Somália, seguem links das instituições que estão atuando no local: Cruz Vermelha Internacional, Agência dos Refugiados nas Nações Unidas, Médicos Sem Fronteiras e Unicef.