Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
McCann Health em projeto para eliminar hepatite C em Ilhabela
A Prefeitura de Ilhabela e o Ibrafig (Instituto Brasileiro do Fígado) apresentam o projeto "A Ilha Desaparecida – Primeira ilha a sumir do mapa da hepatite C no Brasil", desenvolvido em parceria com a McCann Health Brasil.
A iniciativa começou a mapear a doença entre a população local e detectou cerca de 400 casos positivos no município. A ideia é que o projeto estimule a continuidade do mapeamento pela atenção primária à saúde e que todos os casos positivos sejam tratados na própria cidade. Pessoas de outros municípios também podem se informar via central telefônica do Ibrafig: 0800 8828222. A cura da hepatite C com os novos tratamentos é superior a 90%.
Chamado de microeliminação, o trabalho visa mostrar como erradicar o problema. A campanha faz parte de um projeto maior: contribuir para a criação da cultura que conscientize a população dos riscos da doença e amplie a adesão à testagem voluntária, além da adoção pelos profissionais de saúde de medidas para aumentar o rastreamento e o tratamento.
Para esclarecer e mobilizar a população, a McCann Health Brasil teve como foco a comunicação à testagem. "O intuito é mudar o curso da doença na ilha, tornando a cidade uma referência nacional no tratamento da hepatite C", comenta João Consorte, CEO da agência.
Para tanto, foi criado o site Hepatite Zero, que remete ao conceito de que a ilha vai zerar a hepatite C do seu mapa e informa os visitantes sobre os detalhes do projeto, os números da doença (na região e no mundo), e permite que as pessoas acompanhem os status do processo de diagnóstico e tratamento.
Segundo Consorte, a proposta criativa foi, para além da comunicação, contribuir para a mobilização e o tratamento das pessoas. "Até mesmo pelo momento em que estamos vivendo, é preciso ajudar as pessoas a cuidarem melhor da própria saúde, não descuidarem da atenção com outras doenças e buscarem tratamento quando necessário", comenta o CEO da McCann Health Brasil.