Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Segundo longa da Paranoid começa a decolar
A Paranoid Filmes anuncia que acaba de assinar contrato com a Europa Filmes para a distribuição de seu próximo longa-metragem, "Rua Maria Antônia A Incrível Batalha dos Estudantes", dirigido por Vera Egito.
Em fase de captação, a produção nacional tem filmagens previstas para o segundo semestre de 2014. No elenco, estão confirmados Débora Bloch, José de Abreu, Laura Neiva e Caco Ciocler.
O longa vai abordar os conflitos entre estudantes, durante a ditadura militar. O evento serviu de inspiração para contar a história do Leon, um estudante de filosofia de 18 anos. É a partir do olhar dele que acompanhamos a batalha entre os estudantes e todas as questões ideológicas e comportamentais que explodiam naquele momento, conta Vera.
A Rua Maria Antônia ganhou notoriedade após o confronto que envolveu jovens da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Nesse período, as instituições eram vizinhas e o tumulto se iniciou por um pedágio cobrado na via pelos alunos da USP, que não tinha a aprovação dos alunos do Mackenzie.
O regime militar estava em sua escalada para o fim das liberdades individuais, que se concretizou dois meses após o conflito, com o Ato Institucional nº 5. Na escola de filosofia estava organizado o movimento estudantil de esquerda de São Paulo. Na universidade Mackenzie, alunos com treinamento paramilitar mantinham o CCC (Comando de Caça aos Comunistas). As tensões entre os dois grupos culminaram em um conflito armado no dia 3 de outubro de 1968.
"Rua Maria Antônia A Incrível Batalha dos Estudantes" será produzido pela Paranoid Filmes, com produção executiva de Tatiana Quintella. Além da direção, Vera Egito assina o roteiro do filme.
Esse será o segundo longa da produtora, que estreia nos cinemas no dia 18 de outubro com "Serra Pelada", de Heitor Dhalia.