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‘A paixão move’

FCA apresenta reposicionamento da marca Fiat no Brasil

22.07.20

Fiat Chrysler Automobiles (FCA) acaba de apresentar sua estratégia de reposicionamento da marca Fiat no Brasil.

Fruto de 10 meses de trabalho em parceria com a empresa de design Ana Couto, o rebranding abrange novas identidades visuais, tom de voz, tipografia, cores, flag e a adoção do posicionamento "A paixão move".

"Há pouco mais de um ano, pesquisas de mercado detectaram que a marca Fiat não evoluía no mesmo ritmo em que lançávamos novos produtos. A partir daí percebemos a necessidade de se fazer um movimento mais robusto, para deixar claro para os clientes que a marca vem se transformando, evoluindo e, mais do que isso, para resgatar a nossa essência, que é a paixão", explica Herlander Zola, diretor da marca Fiat e diretor de operações comerciais da FCA na América Latina.

A ideia é que o reposicionamento seja aplicado em três pilares: produto, experiência do consumidor e comunicação.

"A marca já é querida, o brasileiro se relaciona bem com ela. O tesouro já estava lá, o que fizemos foi olhar para história da Fiat e entender como ela pode evoluir para esse momento. Depois do diagnóstico, chegamos a um resultado que é, ao mesmo tempo, sofisticado e pop, um 'visual de rua'", define Ana Couto.

O propósito relacionado à paixão é baseado na personalidade da marca, que se apresenta como pop (que sabe o que está acontecendo no cotidiano, conectada com o novo comportamento e necessidades do consumidor), encantadora (por fazer conexões entre coisas que não são óbvias, como o modelo Toro, que une o universo das SUVs e picapes, por exemplo), espontânea e com uma postura ítalo-brasileira (combinando a beleza do design italiano à alegria do brasileiro).

A proposta é resumir todos esses atributos e conectar o reposicionamento por meio da nova assinatura "Fiat. A Paixão move" - que substitui o slogan anterior, "Movidos pela paixão".

"Evidencia-se, assim, o foco nas pessoas, nos consumidores: o que eles fazem é o que nos move", ressalta Fred Battaglia, chief marketing officer da FCA na América Latina. "A comunicação passa a trabalhar com novos elementos do universo visual - combinando a sofisticação da Itália e o 'pop' do Brasil - e do verbal, usando palavras italianas que também são muito reconhecidas pelos brasileiros, como bravo, bravíssimo e belo", pontua.

Todo esse movimento traz dois novos ícones visuais para a montadora. O primeiro é a Fiat Flag (veja a imagem abaixo), que une quatro barras paralelas com as cores da Itália, representando as letras da palavra Fiat, e que permite identificar a marca sem a necessidade de se escrever nada. O símbolo já está presente na Nova Strada.

O segundo é o Fiat Script (confira abaixo), que substitui o ícone anterior, envolto em um escudo bordô (espie abaixo), em busca por "mais simplicidade, modernidade e leveza".

O esforço de comunicação para o lançamento da Nova Strada, composto por campanha protagonizada por um personagem que interpreta Elvis Presley (leia e assista aqui), foi o pontapé inicial para a adoção do novo posicionamento de Fiat.

Agora, a montadora lança o vídeo-manifesto "Estamos de cara nova" (assista abaixo), criado pela Leo Burnett Tailor Made, que pretende traduzir a essência da marca.

Segundo Zola, com o rebranding, o objetivo da montadora é estar "preparada a voltar a brigar pela liderança de mercado no Brasil daqui a dois ou três anos".

"Como resultado desse denso trabalho, pretendemos aumentar o valor percebido da marca Fiat na cabeça dos consumidores. Esse movimento vai trazer três consequências: clientes cada vez mais fiéis, mais satisfeitos e um número maior de clientes", aposta o executivo.

Globalmente, outras montadoras apresentaram recentemente novas identidades visuais, como a Nissan (leia e veja aqui), BMW (aqui) e Volkswagen (aqui).

Valéria Campos

Ficha Técnica (filme Manifesto):

AGÊNCIA: LEO BURNETT NEO COMUNICACAO LTDA
TÍTULO: PASSIONE MANIFESTO
PRODUTO: INSTITUCIONAL
CAMPANHA: NOVA MARCA
ANUNCIANTE: FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA

CCO: MARCELO REIS
VP/ECD: PEDRO PRADO
DIRETOR GERAL DE CRIAÇÃO: PEDRO UTZERI
DIRETOR DE CRIAÇÃO: TOMAS CORREA
DIRETOR DE INTEGRAÇÃO DIGITAL: DENIS GUSTAVO
DIRETORA DE CONTEÚDO: ANDREZA AGUIAR
REDATOR: RENATO RAMALHO, RODRIGO D’ANGELO
DIRETOR DE ARTE: RODRIGO COTELLESSA
DIRETORA DE PRODUÇÃO INTEGRADA: MARIA FERNANDA MOURA
RTV: JACKELINE NEUWIRT
CONTEÚDO: GUIDO MICHAELIS, CAIQUE DANTAS, HENRIQUE XAVIER, FABIO FÁVERO, GABI ARAUJO, NAYARA KEULLEN E WAGNER XIMENES

ATENDIMENTO: FABIO BRITO, KAROL ALBERTI, KAROLINA CASSARES, VITOR BORRAGINE, THAIS PORTA, INGRID SANCHES, BRUNA ROCHA E RAQUEL THOMAZ

PLANEJAMENTO: TIAGO LARA, CAIO COSTA, DANIEL DANTE, MURILO FEDELE, BRUNO OLIVETTI, DOÉLIO BERGAMO, GUILHERME ANCHIETA E JULIANE ZANETTI

APROVAÇÃO FIAT: FREDERICO BATTAGLIA, MARIA LÚCIA ANTONIO, ANA BRANT, NATHALIA AGUIAR, CAMILA RAPINI E MARINA MARIA

APROVAÇÃO FIAT: DENIS ONISHI E DEBORA DAUANNY

PLANEJAMENTO FIAT: ADRIANA GIRÃO, FABIANA FIGUEIREDO, MARJORIE MATTIO KOCKANNY, MARIA ISABEL VALADARES BORGES

PRODUTORA DE FILME: MUNDO CONTENT
DIRETOR: CARMA DUO
PRODUÇÃO EXECUTIVA: PATRICIA VICENTINI
PRODUTORES: EDUARDO PIAGENTINI E GABRIEL VERPA
PÓS-PRODUÇÃO: KAUÊ AKIMOTO

PRODUTORA DE SOM: WHITE MONKEY RECORDINGS
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE TRILHA: ANDRÉ DRUM E CAIO PAIVA
VOZ: RODRIGO OGI
FINALIZAÇÃO: LUCIANO SCALERCIO
ATENDIMENTO: RODRIGO PACOTE

‘A paixão move’

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