Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
ActionAid quer fundos para o combate à violência contra mulher
No ano passado, a ActionAid lançou a ação Call4Margherita (leia e veja aqui), campanha criada pela FCB Milão com o objetivo de ajudar na conscientização do público sobre a luta contra a violência contra mulheres.
Agora, a ActionAid nomeou a agência Caffeina para criar a "#Call4Margherita - a pizza mais cara do mundo", ação de denúncia e protesta contra os fundos prometidos, mas nunca alocados para combater a violência contra as mulheres.
A ideia da campanha foi inspirada na história verídica de uma mulher que, para salvar sua própria vida de um parceiro violento, chamou a polícia fingindo pedir uma pizza.
Na edição de 2021 da Call4Margherita, a ActionAid e a Caffeina pretendem sublinhar a falta de milhões de euros em financiamento, chamando a atenção de governos de todo o mundo para investir no combate à violência contra as mulheres.
A Caffeina concebeu e produziu uma ativação: foi colocada em uma das principais ruas de luxo de Roma uma redoma à prova de balas, que protege uma caixa de pizza, revisitada como se fosse uma caixa de colar de pedras preciosas.
A caixa contém uma pizza simples da Margherita, mas com a mensagem: "Esta pizza é a mais cara do mundo". A ação explica que, uma vez que as mulheres estão chamando a polícia enquanto fingem estar fazendo um pedido, para fugir de seus parceiros violentos, isso significa que uma pizza é uma ferramenta para salvar suas vidas e os governos do mundo deveriam fornecer recursos para combater as violências baseadas em questões de gênero.
A atriz Claudia Gerini, embaixadora da ActionAid, participou da ação. Depois de revelar o que estava na caixa, ela falou sobre a campanha e o compromisso da entidade. Em seguida, rasgou simbolicamente, em sinal de protesto, o recibo com o valor da pizza. Confira o vídeo, abaixo.
A ativação deu início à campanha, que conta com a participação de "influenciadores" para divulgar a mensagem e envolver as pessoas no protesto contra a falta de financiamento para o combate à violência de gênero.
Como no ano passado, a comunicação de 2021 envolve muitas pizzarias de toda a Itália que aderiram à causa: pizzas serão servidas em jogos americanos e em caixas que levam a mensagem sobre a "pizza mais cara do mundo".
"A luta contra a violência feminina não é uma prioridade da política, nem na Itália, nem outros em países do mundo, e nem mesmo durante esta pandemia, embora os repetidos bloqueios tenham causado um aumento nos pedidos de ajuda. Campanhas como #Call4Margherita são fundamentais para sensibilizar a opinião pública e as instituições para que o tema do combate à violência se transforme numa urgência concreta", observa Daniela Biffi, head de conteúdo e relações com a mídia da ActionAid.
É possível doar para contribuir com a causa, aqui.
Ficha Técnica:
CAFFEINA & CAFFEINA STUDIOS
Antonio Marella, Partner & COO
Domenico Manno, Executive Creative Director
Valentina Amenta, Deputy Executive Creative Director
Andrea Guzzetti, Associate Creative Director
Alessandro Lapetina, Associate Creative Director
Monica Costa, Account Supervisor
Fabrizio Giuliano, Senior Account Manager
Manila Leonzi, Senior Account Executive
Ilaria Mori, Content Designer
Alberto Barba Sanchez, Head of Production e Regista
Davide Signorelli, Producer
Diana Dabalà, Videomaker
ACTIONAID ITALIA
Barbara Antonelli, Head of Communication Department
Daniela Biffi, Head of Content & Media Relations
Paolo Chiovino, Head of Digital Communication
Fabiana Costantino, Head of Brand Communication