Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Escala cria para Banco de Livros
O Banco de Livros lança campanha de conscientização cujo objetivo é aumentar a circulação e a doação de livros entre as pessoas. Criado pela agência Escala, o filme que ancora a comunicação quer mostrar o quão difícil é fazer um livro chegar dentro de uma prisão. O conceito “A saída está num livro” alerta para a diferença que a leitura e a educação podem fazer na vida de uma pessoa.
Mantido pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), o Banco de Livros tem como missão fazer o conhecimento circular e chegar até as pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social e que historicamente não têm acesso a literatura e leitura como fonte de conhecimento para o desenvolvimento da cidadania.
A instituição recebe doações de livros novos e usados e monta bibliotecas ou espaços para leitura em comunidades carentes, hospitais, escolas, creches, presídios e asilos.
Uma equipe especializada faz a triagem e a higienização dos exemplares, verifica as necessidades das instituições que vão receber as doações quanto à infraestrutura e acervo, define o perfil do leitor, seleciona o acervo de acordo com o público e organiza o espaço de leitura e a entrega dos livros.
“Criado, em 2008, o Banco de Livros vai chegar em novembro a um milhão de livros arrecadados e já montou 599 espaços de leitura, onde foram colocados 370 mil livros”, conta Waldir da Silveira, presidente do Banco de Livros.
“Nossa intenção com esse filme é fazer com que as pessoas se desapeguem dos livros. Muita gente lê um livro uma vez e ele fica parado numa estante sem ser tocado por anos. Queremos que esses livros circulem gratuitamente, e assim aumente o acesso à educação e à cultura”, diz Alfredo Fedrizzi, sócio da Escala.
Ficha Técnica
Filme: O Livro
Anunciante: Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais
Produto: Institucional Projeto Banco de Livros
Agência: Escala Comunicação e Marketing Ltda.
Direção de Criação: Flávio Waiteman
Criação: Luciano Santos e Flávio Waiteman
Atendimento: Alfredo Fedrizzi
Aprovação: Neli Miotto e Waldir da Silveira
RTVC: Rodrigo Moreira
Produção e pós-produção: Brokolis do Brasil
Trilha musical e sound design: Saxsofunny
Direção: Marcelo Corrêa
Fotografia: Leandro Miranda
Câmera: Marcelo Borja, José Estácio e Márcio Moreira