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A volta da Caverna do Dragão – com filme

Renault dá ar de cinema à nova campanha

23.05.19

Clássicos mexem com as paixões dos fãs. Se for um clássico da cultura pop, as reações surgem rapidamente e é quase impossível esperar que venham só flores. Mesmo assim, a Renault decidiu encampar a ideia da DPZ&T de fazer uma campanha para o novo modelo do Kwid, o Outsider, que recriasse a Caverna do Dragão, animação dos anos 1980 cultuada pelos brasileiros, numa versão live-action. Ou seja, eles iriam bulir com a paixão de um público que vive intensamente na web. O ponto é que o tratamento dado à ação seria o de cinema, tanto na linguagem quanto na estratégia, o que implicava em gerar altas expectativas com pílulas de informação. A proposta foi sugerir que vinha aí mais um blockbuster para a tela grande.

A estratégia deu certo. Por causa de um vazamento na internet de cenas da filmagem, feita em Salta (Argentina) e depois de um teaser publicado em um misterioso canal do YouTube, durante dias os fãs de Caverna do Dragão alimentaram discussões em sites e redes sociais sobre uma nova produção do desenho. Eles descobririam, enfim, o final da história, já que a animação foi interrompida com 27 episódios. Seria um longa para o cinema ou seria uma produção para a Netflix?

O buzz levou a Renault e a DPZ a procurarem o Omelete para revelarem, no dia 14 de maio, que os personagens fazem parte da campanha publicitária do Kwid Outsider (leia aqui o que publicamos a respeito). Produzido pela Saigon e com direção de Vellas, o filme estreia na noite desta quinta-feira, 23, na TV, na internet e, sim, nos cinemas. A duração é de 1min45.

A revelação rendeu, de fato, uma intensa reação dos fãs, o que era aguardado - e monitorado - pela empresa e pela agência. “Algumas pessoas se decepcionaram porque queriam ver um longa-metragem da Caverna do Dragão”, contou Livia Kinoshita, gerente de publicidade da Renault, na apresentação do filme feita na noite de quarta-feira, 22, em um cinema de São Paulo. Ela disse ainda que a comunicação é a maior campanha da montadora em sua história no Brasil.

O diretor de marketing Federico Goyret afirmou que as reações foram as esperadas, porém amplificadas por mil. Muitas delas foram positivas. “A gente sabia que estava tocando emocionalmente o público. Todo o Brasil ficou falando disso e isso gerou uma pequena decepção para quem queria mais. Mas encaramos o projeto como uma produção de cinema”, explicou. Eduardo Simon, CEO da DPZ&T, afirmou que a agência montou uma “jornada de reações”, que estabeleciam como o público iria se manifestar. Essa jornada se iniciava com a curiosidade, incluia a especulação e a postagem de sentimentos contraditórios após a revelação. “Por isso, tivemos muito cuidado para mostrar como estava a campanha”. De acordo com ele, foram R$ 2 milhões só com earned media.Foram 210 matérias. Do UOL à Jovem Pan, que dedicou seis minutos para a história”, emendou.

Na apresentação, o Omelete coletou algumas mensagens publicadas nas redes sociais. Era possível ver comentários decepcionados e também elogios para a marca que resolveu resgatar a história e rememorar a infância de quem tem entre 35 anos, 40 anos, target da fabricante para o Kwid Outsider. Por sinal, o comercial confere um final para a aventura, algo muito desejado pelos fãs.

Por que a Caverna do Dragão?

O Kwid foi lançado no Brasil em 2017. Para isso foi criada uma campanha emblemática, com o Hulk. O comercial foi feito pela Neogama, com produção da PBA Cinema e pós-produção da inglesa Framestore (veja aqui). “Foi a primeira coprodução de uma marca com a Marvel no Brasil”, observou Goyret. Como superar um personagem tão forte quanto esse? Ante o apelo de aventura do novo modelo, que é uma versão mais robusta, pensou-se em um cenário mais desafiador. Foi, então, que a agência veio com a proposta de recriarem a aventura de Caverna do Dragão, que alcançou no Brasil um sucesso que não se vê igual em outros países. Argentino que viveu parte da infância nos EUA, Goyret não tinha ideia de quanto a animação era cultuada por aqui (particularmente, seus desenhos preferidos são Papa-Léguas, Tom & Jerry e Pantera Cor de Rosa).

Rafael Urenha, vice-presidente de criação da DPZ&T, revelou que seu time mesmo é orfão do programa, uma coprodução da Marvel Productions, Toei Animation (do Japão) e da TSR (empresa de jogos de RPG, que foi adquirida pela Hasbro, detentora dos direitos de Dungeons & Dragons, nome da animação em inglês e do jogo em que o desenho se baseou). “O projeto envolveu a agência. Mergulhamos nos personagens, no mundo inóspito deles e nos perguntamos como condensar a história e qual o papel do Kwid na narrativa”. Urenha acrescentou que a agência se inspirou na Marvel, que consegue atingir um público que vai além do fã de um determinado super-herói.

Segundo Goyret, paixão e emoção definem o projeto. Um exemplo de como o desenho mexe com o imaginário do brasileiro foi o que aconteceu durante as filmagens, em uma região deserta, no final de março. “Em Salta, passou um casal de aventureiros numa moto. Eles nos viram e gritaram ‘Caverna do Dragão’”, lembrou Simon. Era um casal de brasileiros. Posteriormente, fotos das filmagens foram parar no site Reddit e a partir daí o buzz foi se formando. “O primeiro vazamento foi orgânico”, disse Simon. “O que a gente fez primeiro foi o teaser sem a marca”. Depois, atores que participaram do teste de casting e não fizeram parte da campanha também publicaram algumas informações. Mas ninguém reclamou disso de verdade.

Tratamento de cinema

Desde o começo o objetivo foi adotar uma linguagem diferente para a campanha. Com um live-action, era esperado que as pessoas pensariam em cinema. Traduzir essa sensação para a ação foi a meta. “Toda vez que a publicidade e o entretenimento se cruzam, quem ganha é o público”, comentou Urenha. Diante disso, um dos desafios foi o CGI. Afinal, era preciso muito cuidado para recriar alguns personagens, como o Mestre dos Magos, a pequena Uni e o dragão Tiamat. “É uma campanha feita de fãs para fãs. A gente não podia mexer nas características de personagens. Foi um desafio porque 90% do filme são CGI”, destacou Simon. Essa parte coube ao estúdio Nash, de brasileiros, mas com muitos trabalhos feitos nos EUA.

Também nos EUA foi trabalhada a trilha sonora, que mereceu atenção especial - a produção de áudio é da Quiet City Music + Sound. Outro cuidado foi convocar o dublador do personagem Vingador, o ator Orlando Drummond, hoje com 99 anos, famoso ainda por fazer as vozes do Scooby-Doo, do Popeye e do Gato Guerreiro, do desenho He-Man, e por interpetar o “Seu Peru”, da Escolinha do Professor Raimundo.

Foram elaborados cartazes, como os de produções do cinema. E mais oito filmes com os personagens do desenho mostrando features do carro, como o Mestre dos Magos com dificuldades para entrar no Kwid Outsider porque é grande a altura do solo.

A duração do filme na TV é mais um destaque. “A linguagem não podia ser como a que estamos acostumados. Criamos uma narrativa mais longa e tivemos um olhar de cinema, da fotografia à pós-produção”, salientou Simon. Mas há versão de 30 segundos. Todos os filmes serão exibidos no YouTube.

Com tudo isso, é natural que se pergunte à Renault se vem uma nova produção com os personagens. “Talvez, com a repercussão, alguém do cinema se anime a fazer o filme. E talvez a gente possa fazer uma reinvenção”, respondeu Goyret.

Ficha Técnica

Cliente: Renault

Produto: Renault Kwid

Agência: DPZ&T

Campanha: Caverna do Dragão

Direção Geral de Criação: Rafael Urenha

Direção Executiva de Criação: Carlos Schleder

Direção de Criação: Fabio Mozeli

Criação: Leandro Dolfini, Fernando Saú

Supervisão de Criação Social & Digital: Danilo Dualiby

Criação Social & Digital: Danilo Dualiby, Gabriel Jorge Rosa, Juliana Moreira, Leandro Dolfini, Fernando Saú

Motion Graphics: Marcos Thuki

Atendimento: Daniel Jotta, Fabio Losso, Daniela Maldonado, Rodrigo Moraes, Laura Dante, Natasha Albuquerque, Gabriela Silva, Bruna Lelis, Bruna Sá

Planejamento: Fernando Diniz, Alexandre Knebel, Marcelo Bergonzoni, Alfredo Cardin

Mídia: Paulo Ilha, Patrícia Alves, Felipe Proença, César Nery, Guilherme Lucas, Gustavo Moraes,Camila Silva

VivaSix: Fernando Cipriano, Wanderson Rosa, Thais Souza e Luiz Albertho.

BI: Marcelo Azevedo, Carmen Prado, Bruno Matjas e Maria Troiano.

Projetos: Marcos Yamamura, Michele Almeida,Fernando Varella

Aprovação Cliente: Federico Goyret, Livia Kinoshita, Elisa Salgado e Nathalia Furlan

RTVC: Ducha Lopes, Paula Alimonda, Heitor Mendes e Ana Paula Ananias.

Produtora de Imagem: Saigon

Direção de Cena: Vellas

Diretor filmes Digitais: Luís Vilaverde

Produtor Executivo: Marcelo Altschuler

Assistente de Direção: Flavio Lanfredi

Diretor de Fotografia: Pierre Kerchove

Diretor de Produção: Reinaldo Faria

Produção Argentina: Equipe Salado

Figurinista: Giovanna Moretto

Diretor de arte produtora: Marcelo Reginato

Atendimento Produtora: Fernanda Gomes, Jin Park, Tais Sanches

Coordenação de Produção: Carol Pessini/ Marina Blum/ Natália Cardoso/ Gabriela Mangieri

Coordenação de Pós-Produção: Virgini Fares/ Natália Herrera

Montador: Rami D' Aguiar/ Paulo Miranda (digitais)

Produtora de Pós-Produção: Nash Production - Cirilo Bonazi

Finalização: Fabio Abreu

Cor: Bleach Filmes - Sergio Pasqualino

Produtora de Som: Quiet City Music+Sound

Atendimento Produtora de Som: Xanna D'aguiar e Karina Vadasz

Produtor Musical: Chris Jordão e Darren Solomon

Produção / sound design e finalização: Equipe Quiet City

Produção Gráfica: Marcos Moura e Durval Brum

ArtBuyer: Marcos Moura e Sonia Santos

Fotógrafo: Pedro Dimitrow

Tratamento de imagem, Ilustração 3D e hiper-realista: Platinum Fmd

Tratamento de imagem: Cesar Bonfim e Marcelo Reis

A volta da Caverna do Dragão – com filme

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