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Reconhecimento facial e RA resgatam discursos de ativista
Há 52 meses a vereadora Marielle Franco foi assassinada. Para manter vivo o discurso da ativista brasileira, o Instituto homônimo apresenta o projeto global "A Voz de Marielle".
Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelo escritório espanhol da VMLY&R, em parceria com a ONG, que resgata a voz da política em mais de dez de seus principais discursos, de "luta por igualdade, justiça de gênero, raça e direitos humanos".
A experiência interativa de realidade virtual, desenvolvida pela Vetor Lab, transforma o rosto de Marielle em um portal para sua voz. Ao entrar no site A Voz de Marielle e apontar a câmera do celular para retratos da ativista -, sejam fotografias, grafites ou ilustrações -, o usuário tem acesso aos seus discursos. A ferramenta usa reconhecimento facial e inteligência artificial para identificar Marielle.
Cada discurso é acompanhado por uma trilha assinada em parceria com a produtora de áudio DaHouse, que instrumentalizou a voz da ativista para criar a composição.
Também é possível gravar as interações e compartilhá-las nas redes sociais, usando a hashtag #AVozDeMarielle.
Espie abaixo o filme que divulga o lançamento do projeto. "Influenciadores", ativistas, grafiteiros e artistas da Rede de Sementes do Instituto Marielle Franco ajudarão a divulgar o esforço, com cartazes e grafites com o rosto de Marielle e um QR Code com link para o site.
"Parte da nossa missão no Instituto é inspirar mulheres negras, pessoas LGBTQIA+ e periféricas a seguirem movendo as estruturas. Muitas pessoas conhecem o nome de Marielle, mas não sabem o que ela defendia. Conectar sua voz às suas imagens é uma forma de não deixarmos que a luta se esvazie e perca o sentido", argumenta Anielle Franco, diretora executiva do Instituto e irmã de Marielle.
"Há quatro anos, Marielle foi morta por causa de seus discursos poderosos. No mês em que se comemora seus 43 anos, estamos colocando sua voz em milhares de grafites que estampam seu rosto em todo o mundo. Em um país onde a injustiça social e o preconceito se agrava a cada dia, eternizar a voz de uma mulher negra, LGBTQIA+, favelada que chegou ao parlamento lutando por igualdade é fundamental", defende o brasileiro Manir Fadel, diretor de criação da VMLY&R Espanha, ao lado dos também brasileiros Jaime Mandelbaum (Chief Creative Officer EMEA), Leandro Bordoni (Diretor de Criação), Julio Cesar Almeida (Front-End Developer), Vivian Moraes e Anderson Rocha (ambos Produtores).
Além desses profissionais, as equipes da DaHouse e da Vetor Lab envolvidas no projeto são compostas por brasileiros.
Ficha Técnica:
Criação: VMLY&R Madrid
Chief Creative Officer EMEA: Jaime Mandelbaum
Chief Creative Officer Spain: Manir Fadel
Diretor Executivo de Criação: Adrian Rios
Diretor de Criação: Leandro Bordoni
Criativos: Manir Fadel, Adrian Rios, Leandro Bordoni, Fernando Heredia, Silvia Oton
Designer: Fernando Heredia
Tecnologia: Vetor Lab
Diretor de Tecnologia: Giovani Ferreira
Direção Executiva: Alberto Lopes
Atendimento: Raphael Stanzani
Gerente de Projetos: Daniela Murai
Desenvolvedores: Luiz Felds Liscia, Tiago Canzian, William Queen
DA: Artnoc (Marcos Rodrigues)
Assistente de Arte: Matheus Carrera
UX: Giovani Ferreira
Front-End Developer: Julio Cesar Almeida
Produtora de Audio: DaHouse
Direção Musical: Lucas Mayer e Silvinho Erné
Produção e Composição: Lucas Mayer & Rodrigo Lemos
Mix: Rodrigo Deltoro & Thiago Becker
Executive Producer: Lari Miranda & Andrea Oliveira
Estratégia, conteúdo e comunicação: Instituto Marielle Franco
Diretora Executiva: Anielle Franco
Gestão: Marcelle Decothé, Luna Costa, Rafa Rezende
Relação com a Rede de Sementes: Laris Santos
Audiovisual: Mayara Donaria
Redes Sociais: Andressa Almeida
Transcrição: Anna Orzech e José A dos Santos Junior