Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ford divulga relatório de tendências para futuro
A Ford acaba de divulgar o estudo "Looking Further with Ford 2015", relatório anual da companhia sobre tendências para o futuro, com foco nas mudanças que a chamada "Geração Z" começa a trazer para o mercado e, especificamente, para o setor automobilístico.
A pesquisa apresenta dados e reflexões sobre hábitos de consumo globais e comportamentos que devem moldar a cultura em 2015 e nos próximos anos.
O relatório tem como base uma tendência principal: "Abram caminho para a Geração Z". Segundo o estudo, a geração que sucede os “Millennials” é a primeira"verdadeiramente global, nascida em uma cultura voltada para a tecnologia".
Esses consumidores - com experiência digital e socialmente conscientes - ainda são adolescentes, em sua maioria. Eles devem representar mais de 20% da população mundial e estão ajudando a definir as novas tendências, de acordo com o apurado.
"A demografia é um fator essencial no trabalho de planejamento do futuro e o que conduz o nosso relatório para 2015 é esse consumidor emergente da Geração Z, que já está inspirando atitudes e comportamentos em consumidores de todas as idades", defende Sheryl Connelly, gerente de tendências do consumidor global e planejamento futuro da Ford.
O estudo destaca outras nove microtendências que devem afetar os negócios e os consumidores: a chamada "Renegados e Rebeldes", uma observação de que a sociedade sempre amou as pessoas que têm coragem de assumir riscos, mas o mercado nunca esteve tão receptivo àqueles que ultrapassam limites; "Ostentação do Fracasso", tendência que diz que o estigma do insucesso está acabando rapidamente; "Movimento de Carregar Menos", tendência que aponta que os consumidores de hoje não querem carregar coisas e, cada vez mais, não precisam fazer isso.
O relatório também aponta como tendências "Sem Amarras", observação de que um mundo onde a inovação é tão rápida, ninguém quer ficar para trás com um produto que se tornou ultrapassado ou obsoleto; "Expandindo o Parentesco", sobre o conceito de família estar se adaptando, evoluindo e expandindo de maneira mais pessoal; "Compartilhamento e Privacidade", que aponta que a privacidade tornou-se uma questão de equilíbrio delicado; "Saúde Ilusória", em que o esforço desordenado para informar os consumidores sobre hábitos de vida mais saudáveis criaram confusão e uma população global mais obesa e doente; "Arte do Escapismo", sobre o desejo dessa geração hiper conectada de se afastar mental e fisicamente e "As Várias Faces da Mobilidade", em uma era de constante inovação, a mobilidade está superando a definição da palavra, na medida em que os conceitos de transporte e comunicação convergem.
Valéria Campos