Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Central da Visão apresenta 'A fila que ninguém vê'
No Abril Marrom, mês de conscientização, prevenção e combate à cegueira, a Central da Visão, empresa de impacto social que tem como objetivo tornar mais acessíveis cirurgias e tratamentos oftalmológicos no Brasil, apresenta a campanha “A fila que ninguém vê”.
Para evidenciar que há 167,5 mil pessoas à espera da cirurgia de catarata - a maior de todo o SUS (Sistema Único de Saúde) entre os processos eletivos, e buscar uma possível solução para os pacientes que sofrem com esse problema, a Dark Kitchen Creatives criou um filme (assista abaixo), produzido pela Not So Impossible, que usa técnicas de hiper-realismo para materializar qual seria o tamanho real dessa fila se todos os milhares de brasileiros estivessem realmente aguardando em sequência.
A peça, 100% produzida por inteligência artificial, mostra que a fila alcançaria uma distância próxima a 84 quilômetros, suficiente para ligar São Paulo a Campinas (SP), ou Joinville (SC) a Curitiba (PR), por exemplo.
O comercial traz pessoas paradas e com olhos vendados, uma metáfora da espera e angústia diante da perda da visão. Foram mais de duas mil imagens geradas por IA, por ferramentas treinadas para reproduzir rostos, corpos e expressões de brasileiros que aguardam na fila, formada principalmente por idosos e pacientes de menor poder aquisitivo.
A comunicação também conta com um site, que reúne informações sobre a catarata, detalhes sobre como receber ou indicar pacientes para atendimento e depoimentos com histórias reais entre as mais de 20 mil cirurgias já realizadas pela Central da Visão no Brasil.
“Sabíamos que um tema como esse precisava de uma execução emocional, forte e simbólica. Usar IA foi uma escolha criativa, mas também estratégica: afinal, só com ela seria possível representar o absurdo real dessa fila, com 167 mil pessoas, que é invisível aos nossos olhos na prática, mas pesada para todo o sistema – e principalmente para quem está esperando”, comenta Guilherme Jahara, sócio-fundador e coCCO da Dark Kitchen Creatives.
Ficha Técnica:
Cliente: Central da Visão
Campanha: A Fila que ninguém vê
Aprovação pelo cliente: Marta Luconi, Guilherme de Almeida e Ronaldo Abati
Agência: Dark Kitchen Creatives
Direção de criação: Guilherme Jahara e Carlão Fonseca
Criação: Guilherme Jahara e Carlão Fonseca
Direção de operações e produção: Clariana Regiani
Produção executiva: Rodrigo Luchini
Produtora do filme: Not So Impossible
Direção de cena: Diego Rodrigues
Direção-executiva: Paulo Blassioli
Direção de atendimento: Adriana Samara
Produção-executiva: Tais Caetano
Montagem: Di Rodrigues
Finalização: Carolina Belem
Pós-produção: Not So Impossible
Geração de imagens IA: Moreno Gonçalves e Diogo Ornaghi
Produtora de Som: A9 Audio
Clube de Criação 50 Anos