Absolut e Copy Magazine

Contra estereótipos, marcas geram imagens de IA

10.09.24

Com o objetivo de questionar estereótipos, a marca de vodca Absolut e a Copy Magazine estão trabalhando juntas com o objetivo de ajudar a eliminar preconceitos que corrompem a representação da moda na inteligência artificial.

Juntas, a Absolut e a Copy Magazine impulsionaram um algoritmo de IA para criar uma série de imagens de moda, que estará disponível no banco de imagens livres de royalties Unsplash. O resultado também pode ser conferido na revista de moda impressa feita com inteligência artificial Copy Magazine.

O sueco Carl-Axel Wahlström é o diretor criativo do Copy Lab, estúdio criativo por trás da publicação. Ele diz que um dos insights que moldou a colaboração foi o fato de que a IA generativa só cria conteúdo com base nos dados que você fornece e quando se trata de moda e beleza, os dados ou imagens produzidos até agora têm sido muito estereotipados.

O resultado é que a IA basicamente só usa imagens retocadas de garotas brancas, loiras e magras se você pedir para gerar uma imagem com uma modelo. O motivo é simples: a IA só sabe o que ensinamos até agora”, ressalta Wahlström.

Diante deste cenário, as marcas processaram 10 mil prompts de imagem (instruções específicas para IA generativa), que destacam uma representação diversa de moda, cultura e identidade.

Ao expor a IA a esse conjunto de dados, elas geraram uma coleção de imagens que prometem ajudar a afastar a IA de estereótipos prejudiciais.

Para Monica Jungbeck, diretora de comunicação global da Absolut, há um entendimento de que esse esforço é "apenas o começo de uma conversa maior", destacando que o fato de que as imagens estarão disponíveis gratuitamente pelo Unsplash fornece "acesso gratuito para marcas e indivíduos usarem nossas imagens e espalharem a palavra". "Ao adotar essa abordagem proativa, a Absolut visa estimular o diálogo e inspirar ações em direção a um futuro mais inclusivo e equitativo na geração de imagens de IA", completa.

Para você não esquecer: vem aí o Festival do Clube de Criação com um lineup incrível. Os ingressos já estão disponíveis. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. O atual lote, com desconto, é limitado. Portanto, garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes (aqui). Nos vemos no Memorial da América Latina nos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br. Até lá.

Dúvidas, sugestões, palpites, comentários? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881.

Absolut e Copy Magazine