Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
1º indígena é eleito para ABL
Eleito nesta quinta-feira (5), o escritor, poeta, filósofo e ambientalista Ailton Krenak é o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL).
Krenak assume a vaga deixada pelo historiador José Murilo de Carvalho, que faleceu no último mês de agosto aos 83 anos. Ele recebeu 23 votos. Mary Lucy Murray Del Priore teve 12 e Daniel Munduruku, 4.
Nascido em 1953 em Itabirinha, Minas Gerais, Krenak, que trabalhou na defesa dos direitos indígenas na elaboração da Constituição de 1988, é membro da Academia Mineira de Letras desde março.
Em 1985, fundou a ONG Núcleo de Cultura Indígena. O ativista é autor de livros como "Ideias para adiar o fim do mundo", "A vida não é útil" e "O Amanhã não está à venda" e teve obras traduzidas para mais de 13 países. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, e contribuiu para a criação da União das Nações Indígenas (UNI).