Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ford apresenta 'Tapete de Acessibilidade'
Com o objetivo de oferecer aos cadeirantes uma maior mobilidade nas ruas, a Ford apresentou, nesta terça-feira (23), em evento que antecipa as novidades da montadora para o Salão do Automóvel, um projeto chamado "Tapete de Acessibilidade", desenvolvido em parceria com a GTB Brasil e o estúdio Code.
Em fase de protótipo, o acessório transforma o tapete do porta-malas do modelo EcoSport, da montadora, em uma ferramenta que pode ser dobrada e encaixada atrás de uma cadeira de rodas, para ser usada para a transposição desníveis pelo caminho.
Produzido com materiais como alumínio aeronáutico e revestimento de EVA, o tapete, quando aberto, torna-se rígido e inflexível, permitindo que a cadeira deslize até o local de acesso. De acordo com a agência, o acessório é "leve e tem capacidade de suportar até 250 kg."
O tapete, que conta com sensores e um microprocessador, envia sinais via Bluetooth para um aplicativo no smartphone da pessoa cadeirante toda vez que é usado. A ideia é acumular informações para formar um banco de dados, de modo que seja feito um mapeamento os pontos da cidade que precisam avançar em relação à acessibilidade.
"O Brasil possui cerca de 46 milhões de pessoas com alguma deficiência física. Destes, 7% possuem um problema motor e precisam enfrentar a falta de acessibilidade das cidades brasileiras. O Tapete de Acessibilidade une design e tecnologia para dar mais liberdade a essas pessoas", defende Vico Benevides, diretor de criação da GTB.
O desenvolvimento do acessório teve a participação do designer de produto Rodrigo Lima e a colaboração do rapper Billy Saga, presidente da ONG Movimento Superação, e da estilista Michele Simões, que trabalha com moda inclusiva.
Confira o videocase que apresenta o protótipo, abaixo.
Ficha Técnica:
Título: Accessibility Mat
Agência: GTB Brasil
Cliente: Ford Motor Company Ltda
Direção de Criação Executiva: Vico Benevides
Direção de Criação: Rodrigo Strozenberg
Diretor de Arte: Vinny Couto
Redator: Lucas Arantes
Head de Digital e Inovação: Icaro de Abreu
Atendimento: Martin Zucchini, Rodolfo Luz, Andre Cruz, Valéria Coutinho
Atendimento Social: Paula Peres, Daniela Lima, Bruna Mattos
Atendimento CRM: Paula Peres, Caio Garletti
Planejamento: Dorian Dack, Caio Costa, Laisa Nascimento, Juliana Oliveira, Mariana Brizola, Ariane Kopke
Mídia: Rafael Amorim, Livia Lanzoni
Social Media: Eliza Bianchezi
Projetos: Patricia Silvestre, Marcos Rodrigues
UX: Mayra Sasso, Gabrielle Rigonati
Aprovação Cliente: Antonio Baltar, Maurício Greco, Andre Leite, Jaqueline Souza, Rui Filho
Desenvolvimento: codestudio.art.br
Designer de produto: Rodrigo Lima
RTVC: Luana Aghata e Bruna Amorim
Produtora: Paranoid
Diretor: Sala 12
Produção Executiva : Egisto Betti
Dir. Fotografia: Alex Vecchi
Direção de Arte: Luana Demange
Atendimento: Marcel Weckx e Rafael Motta
Montagem: Marcelo Mesquita
Finalizadora : Marilia Ramos e Roberta Bruzadin
Finalização : Paranoid
Correção de cor: Marla Colour Grading
Produtora de som: Supersonica
Produção : Gabriel Ferreira
Atendimento : Tati Nascimento
Technologia: Bizsys
Head of Technology team: Fabio Palma
Fotógrafo: Régis Fernandes