arrow_backVoltar

Acusação de plágio

Fióti contesta música interpretada por Juliette e Duda Beat

18.10.23

As redes sociais estão em rebuliço nesta quarta-feira, 18, desde que o compositor Evandro Fióti, CEO da empresa Laboratório Fantasma e irmão do rapper Emicida, apontou plágio para uma música lançada por Duda Beat e Juliette, “Magia Amarela”, nesta terça-feira, 17.  Ele se refere ao hit "Amarelo", de seu irmão, que teria sido copiado em seu conceito. Além dessa acusação, ele disse que a canção faz parte de uma campanha de reposicionamento de uma marca.

No primeiro momento, Fióti não revelou qual era a empresa por trás da canção acusada de plágio. Depois, ele fez um post no Twitter (atual X) mostrando imagem capturada de um evento feito para divulgar o rebranding da Bauducco. Fióti republicou também uma foto em que os times de Bauducco e da Galeria aparecem juntos, quando foi anunciada a conquista da conta pela agência (leia aqui sobre a nova parceria).

No início deste mês, a Bauducco apresentou a nova arquitetura de marca e identidade visual, em que, entre outros elementos, o tom de amarelo ganha intensidade (veja aqui). No evento em que foi divulgado o reposicionamento, as duas artistas subiram ao palco para cantar.

Fióti fez uma live no Instagram em que afirmou: “A gente levou 12 anos para ganhar o Grammy e o trabalho que a gente ganhou o Grammy acabou de ser roubado conceitualmente”. Depois, ele contou a “parte mais chocante”, referindo-se à campanha. “Essa música faz parte de uma campanha de reposicionamento de uma marca. (...) Essa marca negociou com a gente. Só que a gente não chegou num acordo, tanto por cronograma como por prazo. E por questões financeiras também. Porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente teria de fazer”.

O irmão de Emicida havia escrito no Twitter que não quer haters em cima das cantoras que admira. “Mas nosso jurídico vai trabalhar”, avisou. Ele ainda declarou: "mais uma vez falta ética nesse mercado vindo, em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas".

Horas depois de as manifestações de Fióti replicarem pelas redes, o perfil de Juliette no Twitter publicou a seguinte mensagem: “Informamos que ‘Magia amarela’ faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”.

Um vídeo no canal de Juliette no YouTube apresenta a música, mas exibe apenas uma foto da cantora com Duda Beat em um fundo amarelo. Até o momento, foram mais de 25 mil visualizações.

Em post que já não está mais disponível, Duda Beat contou que foi contratada pela Bauducco, por meio da Galeria, para ser uma intérprete da canção. Ao receber a letra, ela notou a semelhança com o "conceito artístico" da música "Amarelo". Mas a artista alegou que, desde o começo, o nome de Felipe Vassão, um dos compositores, junto com Emicida, estava no escopo do projeto. A nota de Duda diz que ela não foi informada da exclusão de Vassão do time de autores do jingle - confira aqui, no Gshow, cópias dos posts.

O Clubeonline procurou a Bauducco e a Galeria para saber sobre posicionamentos a respeito dessa acusação. Quando tiver retornos, irá atualizar a matéria.

Acusação de plágio

/