Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Os trabalhos brasileiros nos shortlists
The One Club for Creativity acaba de revelar os shortlists da 102ª edição do ADC Awards. Foram 36 trabalhos da América Latina - Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México - pré-selecionados.
Os finalistas deste ano - aqueles que ganharão um Cubo de Ouro, Prata ou Bronze ou ainda Merit - serão anunciados ainda este mês.
Seis trabalhos que aparecem nos shortlists vêm do Brasil. Fabrizio Lenci (de São Paulo) tem dois na categoria Illustration, sendo “Chess Story” para a Editora Fósforo e “Planeta Compartido” para o Centro Cultural Recoleta.
Também estão entre os pré-selecionados “Dystopian Brazil”, da Bolero Comunicação Fortaleza para Mídia Ninja e “Ecofeminism or barbarism”, de Camila Rosa (SP) para Action Aid Itália e Cheap Festival.
Ariane Dias (redatora sênior da DPZ) e seu antigo dupla, Paulo Ottaviani, emplacaram duas vezes no shortlist o projeto independente "Esse Ano Eu Não Morro" (assista ao vídeo, abaixo), na categoria Passion Project.
A iniciativa aborda a expectativa de vida de pessoas trans no Brasil, que é de apenas 35 anos (a mesma de um cidadão brasileiro no início do século passado).
Três modelos trans brasileiras vestiram-se "do passado", sob uma releitura de seus próprios pontos de vista, fundindo a sua moda e a realidade da periferia com elementos clássicos do século passado.
O projeto foi conduzido, produzido e realizado em parceria com artistas da comunidade trans brasileira. Desenvolvido e idealizado por Ariane Dias, Nay Mendl, Paulo Ottaviani e Vita Pereira, com fotografia de Nay Mendl e Paulo Ottaviani, fantasia de isma e Vita Pereira, além de Onika e Puri como modelos.
Entre os brasileiros fora do país nos shortlists, Bruno Costa, de Madri (Espanha), com seu projeto pessoal tipográfico "Mar" (veja abaixo), foi pré-selecionado em três categorias: Typography, Artificial Intelligence e Illustration.
Um total de 2.216 inscrições foram selecionadas este ano. Os cinco países com mais inscrições pré-selecionadas são os EUA com 977, Canadá com 242, Alemanha com 210, China continental com 180 e Japão com 116.
A cerimônia de premiação do ADC Awards acontecerá no dia 17 de maio, no Terminal 5, em Nova York, durante a Creative Week 2023.
A lista completa de pré-selecionados do festival pode ser requisitada aqui. Para localizar algum trabalho específico no documento em .pdf, use control + f.
Leia anterior sobre o assunto, aqui.