ADC Awards 2023

Os trabalhos brasileiros nos shortlists

06.04.23

The One Club for Creativity acaba de revelar os shortlists da 102ª edição do ADC Awards. Foram 36 trabalhos  da América Latina - Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México - pré-selecionados.

Os finalistas deste ano - aqueles que ganharão um Cubo de Ouro, Prata ou Bronze ou ainda Merit - serão anunciados ainda este mês.

Seis trabalhos que aparecem nos shortlists vêm do Brasil. Fabrizio Lenci (de São Paulo) tem dois na categoria Illustration, sendo “Chess Story” para a Editora Fósforo e “Planeta Compartido” para o Centro Cultural Recoleta.

Também estão entre os pré-selecionados “Dystopian Brazil”, da Bolero Comunicação Fortaleza para Mídia Ninja e “Ecofeminism or barbarism”, de Camila Rosa (SP) para Action Aid Itália e Cheap Festival.

Ariane Dias (redatora sênior da DPZ) e seu antigo dupla, Paulo Ottaviani, emplacaram duas vezes no shortlist o projeto independente "Esse Ano Eu Não Morro" (assista ao vídeo, abaixo), na categoria Passion Project.

A iniciativa aborda a expectativa de vida de pessoas trans no Brasil, que é de apenas 35 anos (a mesma de um cidadão brasileiro no início do século passado).

Três modelos trans brasileiras vestiram-se "do passado", sob uma releitura de seus próprios pontos de vista, fundindo a sua moda e a realidade da periferia com elementos clássicos do século passado.

O projeto foi conduzido, produzido e realizado em parceria com artistas da comunidade trans brasileira. Desenvolvido e idealizado por Ariane Dias, Nay Mendl, Paulo Ottaviani e Vita Pereira, com fotografia de Nay Mendl e Paulo Ottaviani, fantasia de isma e Vita Pereira, além de Onika e Puri como modelos.

Entre os brasileiros fora do país nos shortlists, Bruno Costa, de Madri (Espanha), com seu projeto pessoal tipográfico "Mar" (veja abaixo), foi pré-selecionado em três categorias: Typography, Artificial Intelligence e Illustration.

Um total de 2.216 inscrições foram selecionadas este ano. Os cinco países com mais inscrições pré-selecionadas são os EUA com 977, Canadá com 242, Alemanha com 210, China continental com 180 e Japão com 116.

A cerimônia de premiação do ADC Awards acontecerá no dia 17 de maio, no Terminal 5, em Nova York, durante a Creative Week 2023.

A lista completa de pré-selecionados do festival pode ser requisitada aqui. Para localizar algum trabalho específico no documento em .pdf, use control + f.

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

ADC Awards 2023