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Meta debate D&I nas campanhas nesta 3ª
A Meta montou um evento para dar visibilidade a marcas e agências que têm incorporado mais diversidade e representatividade em suas campanhas e de forma consistente. Esse é o objetivo do Ads for Equality Summit, que acontece nesta terça-feira, 07, a partir das 11h.
O evento – que acontece pela primeira vez na América Latina e será online – trará cases de agências da região, assim como workshops, insights e discussões sobre o tema, para estimular um movimento mais amplo da indústria.
Na página do Ads For Equality Summit, o questionamento que se faz é: já que as pessoas são múltiplas (de cores, tamanhos e habilidades diferentes), por que essa variedade não se reflete na propaganda? O encontro será aberto por Debora Nitta, diretora de marketing para negócios Latam da Meta. Ela falará sobre “Diversidade e Inclusão dentro da América Latina”.
Na programação estão executivos da Meta e convidados do mercado. Um dos painéis, “Publicidade em cores”, terá a participação de Andre Athayde, agency partner da companhia e um dos líderes do Black@, grupo de afinidade da empresa. Ele conta o que irá abordar em sua apresentação.
“A ideia desse painel é provocar o segmento de agências a trabalhar de maneira ainda mais consistente contra os estereótipos na propaganda. Fazemos um convite a eles, compartilhando nossas principais ferramentas”, diz. Athayde terá a companhia de Louis Rodrigues, cofundador, diretor criativo e cineasta da Mooc, uma agência formada por pessoas negras. A intenção do painel é conseguir impactar positivamente cada vez mais o mercado e fazer com que todas as agências cumpram um papel relevante como agentes dessa mudança.
O link para inscrições e a programação podem ser acessados em adsforequalitysummit.splashthat.com.
A respeito dessa iniciativa, o Clubeonline entrevistou Debora Nitta. Confira a seguir.
Clubeonline - Como o Ads for Equality Summit pretende ajudar o mercado a ser mais inclusivo e ter mais representatividade em suas campanhas?
Debora Nitta - O Ads for Equality Summit é uma oportunidade de dar visibilidade às marcas e agências que já estão trabalhando para criar campanhas mais diversas e inclusivas, com o objetivo de estimular um movimento mais amplo e necessário no setor. Teremos diversos paineis nos quais vamos reforçar as ferramentas que oferecemos e insights que podem ajudar as empresas nessa jornada. Este evento é mais um passo na jornada da Meta, voltada à promoção da diversidade, equidade e inclusão na indústria: no início de 2021 já tivemos o Facebook Latam Season, série documental em seis episódios na qual unimos dezenas de especialistas e marcas para mostrar que promover a diversidade, equidade e inclusão não é apenas a coisa certa a fazer - também é bom para os negócios e para a economia. Esse ano também criamos uma nova categoria nos Effie Awards focada em Diversidade e Inclusive, para celebrar marcas e agências que já estão contribuindo de maneira consistente para essa transformação. Desenvolver campanhas para e com pessoas com diferentes origens e experiências é a chave para construir melhores produtos, tomar decisões mais assertivas e servir melhor às nossas comunidades.
Clubeonline - É a primeira iniciativa do gênero feita por aqui? E lá fora? Há algum movimento semelhante?
Debora - É o primeiro summit que fazemos nesse formato, mas nossa atuação junto à indústria para estimular uma atuação mais diversa e inclusiva é de longa data. O próprio programa Ads for Equality é de 2018 e oferece uma série de recursos e ferramentas práticas para ajudar marcas a inserir mais representatividade em suas campanhas. Em 2020 lançamos o Rise, programa que oferece capacitação e certificação gratuitas para profissionais de marketing de grupos sub-representados e acabamos de anunciar bolsas de estudo em parceria com o Coursera. E, como mencionei, em 2021 amplificamos essa conversa ainda mais com a série documental Facebook Latam Season, além de criar uma nova categoria de Diversidade e Inclusão no Effie Awards, na América Latina. Temos ainda uma longa jornada pela frente e muito a fazer, mas é nossa responsabilidade seguir evoluindo e estimulando o mercado a fazer o mesmo. Este summit coroa uma extensa programação e segue abrindo conversas e reflexões para novas iniciativas que traremos nos próximos anos. Essa é uma conversa que não pode ter um fim definido. Seguiremos nos provocando e provocando o mercado a evoluir sempre.
Clubeonline - Como a Meta vem trabalhando a questão de Diversidade & Inclusão na América Latina e no Brasil?
Debora - Grupos sub-representados economicamente e socialmente são uma prioridade global para a Meta, que ao longo de sua existência vem desenvolvendo uma série de ferramentas para ajudar a dar voz a todos, além de oferecer capacitações e oportunidades de negócio por meio das nossas plataformas. Assim, desde o processo de atração e seleção com foco em grupos minorizados, passando pela atuação dos nossos grupos de afinidade internos, até a realização de parcerias de longo prazo - como a que temos com a Feira Preta, por exemplo -, o objetivo é sempre o mesmo: permitir que todos sejam vistos, ouvidos e representados.
Clubeonline - Já foram feitas pesquisas para medir quanto as campanhas veiculadas nas plataformas da Meta são percebidas como representativas ou não-representativas? Ou seja, quanto é preciso trabalhar com essas questões para haver mais representatividade?
Debora - Sim. No próprio Ads for Equality, conduzimos esse tipo de análise junto a aos nossos clientes e temos diversos cases publicados no hub em que conseguimos comprovar que protagonistas mais diversos geram mais lembrança de marca e intenção de compra. Um exemplo recente é o da Honda, que testou uma campanha incluindo mulheres como protagonistas, público normalmente não associado ao mercado de motocicletas. A campanha diversa teve 3,6 pontos incrementais em intenção de compra e 5,9 pontos adicionais em lembrança de marca. Além disso, o Facebook IQ conduziu uma extensa pesquisa sobre diversidade e inclusão na América Latina, no final de 2020, mostrando que há ainda uma percepção geral de que as marcas precisam evoluir nesse quesito. De acordo com os dados, 76% dos brasileiros entrevistados dizem que as propagandas não representam a diversidade da população. E 49% diz que prefere consumir de empresas que de fato valorizam o tema.
Clubeonline - Como foram definidos os cases de sucesso que serão apresentados no summit?
Debora - Foram selecionados representantes de empresas e agências de toda a América Latina que, comprovadamente, estão abraçando a diversidade e inclusão, além de influenciadores que estão questionando o status quo e fazendo a diferença para suas comunidades, como a bailarina e ativista Ingrid Silva. Na landing page do evento vamos disponibilizar vídeos com todos os cases, e durante o evento ainda vamos trazer os vencedores da categoria de Diversidade e Inclusão do Effie Awards no Brasil e na Colômbia.