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Gilberto Gil regrava ‘Estrela’ para Natal da Natura com neta e bisneta
Entusiasta do Carnaval e de suas tradições, como o cortejo dos Filhos de Gandhy em Salvador, Gilberto Gil empresta sua voz para outra festa tradicional: o Natal. Para isso, regravou uma canção de 1997, “Estrela”. A música é tema de uma campanha criada pela Africa para a Natura para a temporada de final de ano.
Originalmente escrita pelo músico baiano como homenagem à filha de um casal de amigos, “Estrela” chegará à TV, à web e até às plataformas de streaming com as participações da neta Flor Gil (filha de Bela Gil) e da bisneta Sol de Maria (cuja avó é Preta Gil). Foram criados dois filmes: um de 30 segundos e uma versão de 2 minutos (que será exibida na internet). A estreia está prevista para o dia 29 de novembro e terá veiculação na América Latina.
Veja mais abaixo um vídeo com a canção original.
Na peça, uma menina tenta cultivar uma árvore de Natal a partir de uma muda. Os adultos da casa estão atarefados com os preparativos do final de ano e com a montagem da árvore artificial e, assim, não prestam muita atenção ao sonho da garota. Mas a menina percebe que pequenos gestos de afeto, como um presente ou um enfeite, conseguem fazer com que sua árvore cresça. O carinho e cuidado da personagem com a planta acabam inspirando sua mãe, que decide fazer da árvore natural a árvore oficial de Natal.
Essas cenas transcorrem com “Estrela” tocando ao fundo. A canção e a regravação de Gil com sua família (ou melhor, parte dela, já que filhos, netos e bisnetos têm se apresentado em palcos) casam com os valores destacados pela marca para a campanha. A Natura encomendou um estudo antropológico para entender os símbolos e os ritos que poderiam fazer parte da comunicação deste ano. O primeiro ícone detectado foi o da estrela. Mas o link com a música de Gil não foi feito de imediato.
Outro ponto levantado por esse trabalho foi o cenário em que o Brasil e o mundo se encontram, com desafios socioeconômicos complexos, que estão “endurecendo” as pessoas, como observou Carolina Soutello, head de estratégia criativa global da Natura. “A gente precisava trazer algo que nos fizesse voltar a ser gente”, disse. Para isso, buscou-se o olhar de criança para que o público pudesse voltar a sentir o Natal por lentes renovadas. A decisão foi fazer um convite para que todos se inspirem na leveza e no olhar de uma criança.
A marca ressalta que esta época é de união e de afeto, que também é representado pelo ato de presentear. Com isso, a Natura propõe transformar o mundo com o afeto. O conceito da campanha é “Sinta este Natal como uma criança, e transforme o mundo com todo o seu afeto”.
Denise Coutinho, diretora de marketing da Natura Brasil, contou que há cerca de dois meses a ideia de ter Gilberto Gil na campanha foi se materializando. O show do cantor no Rock in Rio 2022, festival em que a Natura foi uma das patrocinadoras, ajudou a consolidar esse projeto. Vale lembrar que, neste ano, Gil fez um giro pela Europa com sua família, com a participação dos jovens herdeiros, caso de Flor, que também contou no Mita Festival e no Rock in Rio.
A estratégia desenvolvida para o Natal envolve ainda a participação de colaboradoras da Natura, que formam o que a empresa chama de “rede de afeto”. Nos desdobramentos da comunicação, elas surgem com suas famílias. Estão previstas ainda três ações de merchan no programa “Domingão do Huck”, na Globo. Além disso, a Natura preparou um portfólio com mais de 85 presentes para o Natal deste ano.
“Buscamos no olhar e na leveza de uma criança o encanto que, aos poucos, perdemos pelo piloto automático que nos guia no dia a dia. O Natal traz essa magia tão esperada – um momento de encontro, união e partilha – e queremos reforçar nesta data tão significativa que não podemos, de forma alguma, deixar que a magia deixe de se manifestar. É com essa essência que a Natura convida todas as pessoas a transformarem o mundo com seu afeto”, declarou Carolina.
Na apresentação da estratégia de Natal à imprensa e para convidados da marca, que teve direito a um show com Gil, Flor e Sol de Maria, Denise reforçou que a empresa tem uma relação forte com a música desde 2005. A Casa Natura Musical, onde foi feito o lançamento da campanha, é resultado dessa conexão. Ela foi inaugurada em 2017.
Para as campanhas de Natal, a companhia faz fortes investimentos rotineiramente. Para este ano, porém, o esforço adquiriu ar especial com a trilha escolhida. “A música ‘Estrela’ é um clássico que estamos muito honrados de ter na voz de Gilberto Gil, sua neta Flor Gil e sua bisneta Sol de Maria, para justamente materializar o nosso conceito. É uma união inédita que traz ainda mais poesia para nossa mensagem: como marca líder em presentes no Brasil, seguimos, em cada comunicação da campanha, incentivando o ato de presentear como um símbolo de afeto”, afirmou Denise.
Gil, o Natal, seu desejo de final de ano e a publicidade
Em conversa com os jornalistas, momentos antes de o novo filme da Natura ser apresentado, Gilberto Gil, que completou 80 anos em junho, falou um pouco da sua relação com o Natal e seu envolvimento com a campanha.
“Sempre fomos muito afeitos aos ritos. E tudo misturado às manifestações locais”, disse, referindo-se a suas melhores memórias do Natal. Em seus primeiros anos, recordou-se dos dias com os pais e sua irmã e da importância que os presépios tinham. “No interior da Bahia, os presépios eram fundamentais. Uma coisa interessante era ir buscar plantas selvagens. A gente ia aos morros, na roça, para pegar plantas para forrar o chão, para trazer folhas de pitanga. A família passava uma semana na arrumação disso”, contou.
Gil salientou que, no passado, havia o cuidado de manter árvores naturais para a celebração do Natal - o que coincide com a proposta da campanha da Natura. Com o tempo, novos hábitos foram adquiridos e a família cresceu bastante, com a festa acontecendo em Salvador, no Rio ou na casa na serra fluminense, que ficou bem conhecida do público pelo reality “Em Casa com os Gil”, no Amazon Prime Video. O Natal do ano passado, porém, esteve comprometido porque na época o cantor pegou covid.
Ícone da música brasileira, Gil pontuou que seu envolvimento com a publicidade veio logo no início da carreira, quando compôs jingles para campanhas veiculadas na Bahia. “Dois ou três se tornaram bem famosos em Salvador”, disse. Para ele, não há problemas na relação com a propaganda. O critério para fechar algum projeto com marca está na percepção da forma como o produto e o serviço – que têm de ser de excelência – podem se associar à canção e à interpretação. “Mas não há fórmula”, observou.
Instado a falar sobre seu “desejo de Natal” na área da cultura, após um período em que a importância do setor foi rebaixada pela administração federal, Gil comentou que a população reconheceu o descuido. “Espero que o apetite seja renovado e que a política pública de cultura volte a ser prestigiada”, defendeu o artista, que já foi ministro da Cultura.
Lena Castellón