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Globo lança relatório e metas como reduzir 30% das emissões até 2030
Embora a produção de relatórios de sustentabilidade venha crescendo entre as grandes corporações nos últimos anos, no setor de mídia a prática não é corrente. Nesta quinta-feira, 14, a Globo encampou a mensagem de uma nova campanha e fez a diferença. A empresa lançou a Jornada ESG, seu primeiro relatório do gênero, apresentando seis compromissos que se conectam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Junto com o documento, a Globo divulgou sua campanha na TV focada no tema e anunciou sua adesão ao Pacto Global da ONU, iniciativa de sustentabilidade corporativa coordenada por redes em 160 países (são 70 no mundo, entre elas a que atua no Brasil desde 2000) e que fornece diretrizes para empresas e organizações que ajudam a promover o crescimento sustentável e ações de cidadania entre as signatárias.
Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, e Manuel Belmar, diretor de finanças, jurídico e infraestrutura, representaram o grupo no evento de adesão, que aconteceu nesta quinta, em São Paulo. Eles também fizeram o lançamento do relatório que reúne as iniciativas de sustentabilidade da TV Globo, do Globoplay, dos 26 canais de TV por assinatura da companhia e de seus produtos digitais. O documento está disponível em https://globoir.globo.com/esg.
Os seis compromissos da Agenda ESG Globo 2030 são:
- Produzir e distribuir conteúdos em sintonia com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social e ambiental (o impacto pelo conteúdo se subdivide em três áreas: jornalismo, esporte e entretenimento).
- Promover a diversidade e a inclusão nos conteúdos e nas equipes da empresa.
- Investir no desenvolvimento contínuo e no bem-estar dos 14 mil colaboradores, com o objetivo de ser “uma empresa da qual todos se orgulhem de pertencer”.
- Valorizar e proteger a biodiversidade, promover a consciência ambiental e respeitar os limites naturais do planeta.
- Promover uma governança transparente e responsável, pautada pela essência Globo.
- Apoiar ativamente a educação como vetor de transformação do Brasil.
Marinho destacou que a adesão ao Pacto Global e o estabelecimento da Agenda ESG se conectam com valores da companhia que já caminhavam juntos com alguns dos ODS da ONU. “O tema ESG se mistura não só com a história, mas com a própria missão da Globo. Há anos apoiamos a mobilização em prol de causas relevantes para a sociedade, por meio do jornalismo, do esporte, do entretenimento e de nossa atuação institucional. A partir de agora, vamos articular as iniciativas, de forma unificada, definindo metas assertivas e transparentes e, principalmente, visão de longo prazo”, ressaltou.
Para definir a Agenda ESG e os seis compromissos, a Globo resgatou seu histórico nas áreas ambiental, social e de governança – que representam o conceito tão propagado atualmente. A retrospectiva traz o impacto social e ambiental de seu conteúdo e do seu engajamento com causas desde a sua fundação. Entre elas, a educação, que conta hoje com o movimento LED (Luz pela Educação).
Metas
Dentro dos seis compromissos, uma das áreas com mais maturidade, segundo Manuel Belmar, que lidera os esforços da Agenda ESG, é a ambiental. Entre as metas já estabelecidas estão a redução de 15% das emissões até 2026 e 30% até 2030. A base é o ano de 2019, antes da pandemia.
Outro plano é chegar a 100% de matriz energética renovável daqui a oito anos – hoje esse índice é de 95%. Em relação a resíduos, há uma missão de “aterro zero”. Nos dias atuais, a companhia encaminha 50% desse material a aterros.
As ações ambientais da Globo, de acordo com a Jornada ESG, estão estruturadas em seis pilares: economia circular, mudanças climáticas, biodiversidade, recursos naturais, cultura ambiental e conformidade legal.
As metas de cada compromisso serão aprofundadas ao longo deste ano, bem como serão determinadas as métricas que vão indicar os resultados alcançados pela empresa nesse período. Esses marcadores devem constar do relatório de 2023.
Processo
A Globo montou no início de 2021 um time composto inicialmente por 20 pessoas para desenvolver a Agenda ESG. A equipe é constituída por executivos de diferentes áreas para mostrar que a proposta é transversal. Depois, o grupo cresceu para 100 integrantes e ganhou a parceria de uma consultora para estabelecimento de estratégias e elaboração do relatório.
Esse time analisou o que vinha sendo feito pela indústria da mídia e teve como benchmark companhias como Disney, Netflix e Paramount. Também estudou as estratégias de ESG em outros segmentos – no caso, entraram na mira instituições como Itaú e Ambev.
Não há uma diretoria de ESG. Mas a Agenda é difundida como um compromisso de todos da companhia, como disse Marinho. Além disso, fornecedores serão envolvidos no processo.
As estratégias e os resultados são reportados ao Comitê Executivo da Globo. Recentemente, foi criado o Comitê de Pessoas, Cultura e ESG no Conselho de Administração, a cargo de Alberto Pecegueiro (leia mais aqui).
Comunicação
A Agenda ESG Globo 2030 é o foco de uma campanha que será veiculada nos canais e nas plataformas da empresa, apresentando ao público os seis compromissos que a compõem (veja mais abaixo). Na peça, uma animação mostra pessoas se unindo e criando um movimento único. O desenho que surge é o do símbolo do infinito, selo da campanha. O filme termina com a assinatura “Fazer diferença é todo dia”.
A ideia da comunicação é mostrar que, por meio de seu conteúdo, da gestão consciente de suas operações e de iniciativas corporativas, a Globo se movimenta para ser uma empresa melhor, num mundo melhor, apontado que isso só é possível com a contribuição de todos.
A campanha conta com mais seis filmes – cada um dedicado a um compromisso – que serão exibidos até novembro.
Ficha Técnica da campanha ESG
Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão
Direção de Criação: Ricardo Moyano
Gerente Sênior de Criação: Alexandre “Nego Lee” Popoviski
Criação: Luiz Henrique Costa, Carlo Iulio, Marcus Meirelles e Monica Tommasi
Direção de Estratégia: Bernardo Magalhães
Planejamento: Bruno Altieri e Diogo Machado
Direção de Marketing & Operações: Mariana Novaes
Gerente Sênior de Atendimento: Simone Szwarcwald
Coordenadora de Atendimento: Viviane Tanner
Atendimento: Tatiana Lima
Gerência de Mídia: Talita Moraes
Planejamento de Mídia: Camila Carneiro, Larissa Bittencourt, Osmar Galvão e Yuanna Mouzinho
Gerente de Produção: Ricardo Léo
Produção Executiva: Gabriela Bonn e Alexandre Lourenço
Coordenador de produção: Klemerson Cantalice
Produção: Vitória Capuchinho
Estagiária de produção: Raquel Gusmão
Produtora audiovisual: Estúdio Dead PIxel
Direção de cena: Kiko Costato
Produção Executiva: Gustavo Michelucci
Coordenação de pós-produção: Rodrigo Dutra
Coordenação de Produção: Adriana Mamprin
Assistente de Direção: Karina Ades
Direção de Fotografia: Thiago Beck
Operador de Câmera: Thiago Beck
Assistente de Câmera: Leandro Santos, Bacco Andrade
Produtora de áudio: Sound Design Prod
Produtor: Jesus Sanchez e Bruno Bonaventure
Finalização: Pélico
Atendimento: Pri Simonelli
Coordenação: Pri Simonelli e Jesus Sanchez
Produtora de animação: Koi Factory
Direção de Animação: Paulo Visgueiro
Produção Executiva: Luciana Jordão
Ilustrações: Paulo Visgueiro e Bernardo Reis
Animação: Paulo Visgueiro, André Rodrigues e Andrew Gledson
Ficha Técnica do vídeo manifesto
Diretora Soluções de Relacionamento: Andrea Doti
Gerente Relacionamento com o Público: Saulo Frauches
Coordenação: Camila Crespo
Criação, Roteiro e Direção: Carol Santoian, Hugo Rocha e Sérgio Faria
Pesquisa de Imagens: Alexandre Sayd
Assistência de Produção: Bruno Machado
Produção dos Talentos: Rafaela Zamuraym
Equipe Arpoador Filmes
Direção: Debora Indio do Brasil
Produção: Karol Brabo, Azevedo Lobo e Marianna Mansano
Roteiro: Giulianna Palumbo
Direção de Fotografia: Sasha Lazarev
1o Assist. de câmera: Tiago Rios
2o Assist. De câmera: André Morbach , Felipe Ventura Miúdo e Karol Brabo
Som: Diego Gomes, Ricardo Simão e Tomaz Griva
Operação de TP: Karol Brabo
Maquiagem: Leo Ferreira (Astrid Fontenelle) e Lais Brito (Juan Paiva)
Coordenação de Pós: Tatiana Reuter
Edição: Diego Gomes, Lucas Vieira e Debora Indio do Brasil
Finalização: Diego Gomes
Correção de cor: Rodrigo B.
Direção de Arte: Lucas Vieira e Rebecca Bortolami
Motion: Lucas Vieira
Tradução: Davi William (Inglês) e Alírio Patrício (Espanhol)