arrow_backVoltar

Agente de IA

OpenAI lança o Operator, ferramenta que realiza tarefas na web

24.01.25

A OpenAI apresentou nesta quinta-feira, 23, o Operator, uma nova ferramenta de IA que realiza tarefas navegando na web, como fazer reservas em um restaurante ou compras em um supermercado online. Depois do sucesso do ChatGPT e da promessa do Sora, que cria vídeos realistas, a empresa se lança na área de agentes de IA, programas que podem interagir com o ambiente, coletar dados e cumprir ações.

Chatbots respondem a perguntas ou comandos do usuário. Agentes de IA têm capacidade de navegar na internet e executar ações autônomas para realizar um objetivo. Para usar o Operator – por enquanto só disponível nos EUA e para assinantes do pacote pro (US$ 200 por mês) –, o usuário escreve seu pedido em um página parecida com a do ChatGPT. Ele faz o que um humano também faria: pesquisar na web até conseguir cumprir uma tarefa.

Enquanto realiza ações, o sistema exibe a navegação em tempo real, permitindo que o usuário acompanhe cada etapa. É como se alguém estivesse mexendo no seu computador, até encontrar um lugar com os ingredientes para preparar o jantar que deseja, um linguini com vôngole, por exemplo, e comprar os itens. É o que mostra um vídeo da OpenAI que demonstra como funciona o Operator (veja mais abaixo).

A OpenAI avisa que a ferramenta é um sistema experimental e pode cometer erros, como selecionar um local diferente do real. No entanto, ele é capaz de corrigir algumas falhas durante o processo, tornando-o mais eficiente a cada utilização. Em alguns serviços, é necessário informar logins e senhas. A empresa diz que o Operator não armazena essas informações.

Apesar de ser uma ferramenta autônoma, nem sempre o agente de IA vai conseguir cumprir a tarefa caso o humano não decida a respeito de um imprevisto. Em live de apresentação do Operator, com o CEO da OpenAI, Sam Altman, foi pedido que a ferramenta fizesse uma reserva num determinado restaurante para às 19h. O Operator navegou na web até o momento da reserva. O problema é que já não havia disponibilidade para o horário. A ferramenta perguntou se podia ser, então, às 19h45. Após a resposta positiva, o agente voltou para a tarefa. Sem sucesso. Que tal 20h15? Confira no vídeo abaixo.

O Operator é o primeiro agente de IA da companhia, avisou Altman, na live. “Agentes de IA representam uma grande tendência da inteligência artificial. Eles vão impactar o trabalho das pessoas, para que elas sejam mais produtivas e criativas”, afirmou. Segundo Altman, a ferramenta estará disponível para outros países "em breve", acrescentando que para a Europa o serviço levará mais tempo para chegar. Nos próximos meses, nos EUA, ele será ofertado para os assinantes do pacote plus (US$ 20 por mês).

Leia mais a respeito do Operator aqui.

Agente de IA

/