#AIApagamentoIndigena

Movimento quer reavivar memórias dos povos originários

10.07.23

A empresa especializada em pesquisas de patrimônio cultural Scientia Consultoria apresenta o movimento "#AIApagamentoIndigena", criado pela agência One.

Depois de verificado que a plataforma de inteligência artificial Midjourney não reconhece os povos originários brasileiros e não há acervo digital suficiente para que esses softwares identifiquem os rostos e suas etnias, o movimento convida os brasileiros, incluindo artistas indígenas, para ilustrar as diversas etnias, para que a One suba essas imagens em programas de AI.

A resposta que tivemos ao buscar as imagens de indígenas brasileiros na AI foi o reflexo das ações da sociedade: indígenas estereotipados. O projeto é um convite para que qualquer pessoa, artista ou não, contribua inundando a internet com imagens de povos originários, sendo fotos, desenhos, ilustrações, tagueando-as com a hashtag do projeto #AIApagamentoIndigena e a hashtag da etnia em questão”, convida Rodrigo Esteves, diretor executivo de criação da One.

⁣No Brasil, existem mais de 305 etnias indígenas, com culturas e línguas diferentes, mas suas histórias e vivências foram apagadas. Se o indígena brasileiro não tem representatividade na AI, muito se deve ao fato de que quem está na programação desses sistemas é o homem branco”, avalia Keylla Valença, gestora administrativa da Scientia Consultoria.

Clube de Criação informa que o primeiro lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

#AIApagamentoIndigena