Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
WPP une AKQA e Grey
O Grupo WPP vai fundir duas de suas agências líderes, AKQA e Grey, para formar o Grupo AKQA.
A marca Grey pode ser abandonada, após 103 anos, por conta de fusão que vai formar uma "agência de experiência de marca", combinando digital e criação. Mas o WPP insiste em dizer, por outro lado, que não irá aposentá-la.
A princípio, as mudanças serão colocadas plenamente em prática em 2021.
Comunicado do Grupo diz:
"Com maior demanda por transformação digital e recursos baseados em tecnologia, a combinação da Grey com AKQA criará uma nova proposição poderosa para os clientes, como uma empresa líder em soluções criativas com presença mundial.
O Grupo AKQA terá 6 mil pessoas em mais de 50 países e uma lista de clientes de primeira linha que inclui mais da metade dos 20 melhores da Fortune 500. Ele fornecerá uma gama completa de recursos de experiência de marca em todas as plataformas de comunicação, fortalecendo as habilidades e serviços de ambas as empresas para clientes.
O fundador da AKQA, Ajaz Ahmed, e o CEO da Grey Worldwide, Michael Houston, farão parceria para liderar o novo Grupo. Ahmed se tornará o CEO e Houston se tornará o presidente global e diretor de operações do Grupo AKQA.
O Grupo AKQA fará o lançamento com as marcas AKQA e Grey, que serão integradas ao longo do tempo em uma única empresa com base nas necessidades do cliente e do mercado. As equipes de gestão e liderança criativa serão anunciadas nas próximas semanas, incluindo líderes da AKQA e Grey.
AKQA e Grey têm culturas criativas altamente compatíveis e compartilham uma crença comum no poder da criatividade. Juntos, eles ganharam quase 600 Cannes Lions na última década. As duas agências têm escalas de clientes complementares e não competitivos. O Grupo AKQA combinado oferecerá experiências nos setores de mídia, entretenimento e tecnologia, bem como produtos, saúde e serviços financeiros".
Ajaz Ahmed comenta: “Nosso objetivo é expandir horizontes, combinando a curiosidade, ambição, imaginação e espírito pioneiro de uma startup com o alcance de uma empresa global. Esta é uma oportunidade incomparável para AKQA e Grey darem vida aos nossos ativos, compartilhados em uma empresa moderna e gerida de forma criativa, com base em nosso trabalho inspirador e útil para criar valor para nossos clientes, pessoas e comunidades. ”
Michael Houston completa: “Esta nova parceria emocionante começa com o que os consumidores esperam, o valor do cliente e as marcas precisam. Formar uma nova empresa que pode entregar ideias que estimulem a cultura por meio da tecnologia em velocidade e escala é uma proposta potente para nossos clientes, grandes e pequenos, e nos permitirá oferecer as soluções criativas mais poderosas do setor ”.
Mark Read, CEO da WPP, afirma: “Nossos clientes desejam criatividade excepcional, impulsionada por expertise em tecnologia e entregue em escala global. Esta nova empresa foi projetada precisamente para atender a essas necessidades e é mais um passo importante na construção de nossa oferta voltada para o futuro. ”