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Renault, Nissan e Mitsubishi: US$ 25,7 bi em veículos elétricos
Renault, Nissan e Mitsubishi, que fazem parte de uma das maiores alianças automotivas do mundo, se reuniram para comunicar ações e projetos comuns para acelerar e preparar seu futuro compartilhado para 2030. O foco do anúncio esteve em veículos elétricos.
Um ano e meio depois de apresentar seu novo modelo de negócios colaborativo para dar sustentação à competitividade e lucratividade de suas empresas-membro, a Aliança definiu um roadmap para 2030 para veículos 100% elétricos e mobilidade inteligente e conectada, compartilhando investimentos em benefício das três empresas-membro e seus clientes.
“Entre os líderes da indústria automotiva mundial, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi é um modelo comprovadamente único. Há 22 anos, temos nos baseado em nossas respectivas forças e culturas em benefício comum”, disse Jean-Dominique Senard, presidente do Conselho da Aliança. “As três empresas-membro definiram um roadmap comum para 2030, compartilhando investimentos em futuros projetos de eletrificação e conectividade. Esses são investimentos massivos, que nenhuma das três empresas poderia fazer sozinha. Juntos, estamos fazendo a diferença para um novo futuro global e sustentável, para a Aliança se tornar carbono neutro até 2050”.
A Aliança desenvolveu uma metodologia de “diferenciação inteligente”, que define o nível desejado de compartilhamento de componentes para cada veículo, integrando diversos parâmetros para o possível uso comum de plataformas, plantas de produção, motorizações ou segmentos de veículos. Tudo isso é complementado e reforçado por uma estratégia mais rigorosa de diferenciação do design e da carroceria. Por exemplo, a plataforma comum para o segmento C e D será utilizada para cinco modelos das três marcas da Aliança (Nissan Qashqai e X-Trail, Mitsubishi Outlander, Renault Austral e um futuro SUV de sete lugares).
Para fortalecer esse processo, as montadoras vão intensificar o uso de plataformas comuns nos próximos anos, passando dos 60% atuais para mais de 80% do total combinado de 90 modelos em 2026.
Expertise e investimento
Renault, Nissan e Mitsubishi são pioneiras no mercado de veículos elétricos, com investimentos que ultrapassam os 10 bilhões de euros na área de eletrificação. Em seus principais mercados (Europa, Japão, EUA, China), 15 plantas da Aliança já produzem peças, motores elétricos e baterias para 10 modelos elétricos em circulação, com mais de 1 milhão de carros elétricos comercializados até hoje e 30 bilhões de quilômetros rodados movidos a eletricidade.
A Aliança anunciou um investimento adicional total de 23 bilhões de euros ou cerca de US$ 25,7 bilhões (R$ 138,3 bilhões) nos próximos cinco anos em eletrificação, que resultarão em 35 novos veículos elétricos até 2030.
25 milhões de carros conectados à Alliance Cloud até 2026
As três companhias ressaltaram que as áreas de mobilidade conectada e inteligente são fundamentais para aumentar o compartilhamento de inovações na Aliança.
Com plataformas e eletrônica compartilhada, até 2026 as três empresas pretendem ter mais de 10 milhões de veículos em circulação com 45 modelos da Aliança equipados com sistemas de condução autônoma.
Atualmente, 3 milhões de veículos já estão conectados à Alliance Cloud, com trocas de dados permanentes. Até 2026, mais de 5 milhões de sistemas da Alliance Cloud serão entregues por ano, com um total de 25 milhões de carros em circulação. A Aliança informa também que será a primeira fabricante global que produz modelos de vários segmentos a lançar o ecossistema Google em seus carros.
Sob a liderança da Renault, a Aliança está desenvolvendo uma arquitetura eletrônica e elétrica centralizada comum, para convergir aplicações de hardware e software com o objetivo de oferecer o máximo de benefícios e um nível otimizado de performance.
A Aliança vai lançar seu primeiro full software defined vehicle até 2025. A promessa é que o modelo oferecerá plena integração do carro com o ecossistema digital do cliente, permitindo uma experiência personalizada, serviços novos e ainda melhores, além de custos de manutenção reduzidos. Os chamados software defined vehicles estarão habilitados para se comunicar com infraestruturas, usuários e objetos conectados, abrindo novas possibilidades de valor para as três montadoras.
De acordo com Renault, Nissan e Mitsubishi, essa experiência digital da Aliança e o volume de dados que ela vai gerar irá definir as novas fronteiras da indústria automotiva.