Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
No mês de combate à doença, doc premiado passa no YouTube
O documentário “Alzheimer na Periferia”, ganhador de seis prêmios internacionais, ficará disponível gratuitamente neste mês no YouTube. Setembro é o mês de combate à doença, que se acreditava ser de elite em virtude de subnotificações em comunidades carentes.
Produzido pela Malabar filmes, o doc aborda o dia a dia de cinco famílias que têm de cuidar de parentes diagnosticados com a enfermidade. Com poucos recursos, elas são obrigadas a grandes sacrifícios para dar assistência a essas pessoas.
A direção é de Albert Klinke, sócio-fundador da Malabar, e o argumento original é de Jorge Felix, professor de gerontologia da USP, com roteiro de Thais Bologna. Entre os prêmios recebidos estão “Melhor documentário social” do The Indie For You Festival, dos EUA, neste ano. “Melhor documentário sobre saúde”, do MovieScreenPro Film Festival, também dos EUA, mas em 2019, e “Melhor documentário”, do Festival Mundial de Cine de Veracruz, no México, no ano passado.
“O objetivo era lançar luz sobre os cuidadores de familiares com Alzheimer que são profundamente impactados pela doença. E que carregam esse drama mesmo depois da morte do doente”, conta Klinke. Com a exibição no YouTube no mês do Alzheimer, a intenção é fazer com que mais pessoas tenham acesso a essas histórias invisíveis para constatar “a importância crucial dos aparatos de saúde pública e da solidariedade ainda mais num país que envelhece como o Brasil”, completa o diretor. Há duas semanas morreu o último dos cinco pacientes que fizeram parte da história.
Criada em 2009, a Malabar passa por mudanças. Klinke, único sócio-fundador a permanecer na empresa, anuncia a recém-chegada diretora de planejamento, Simone Rosa. A produtora está também com nova identidade visual. “Somos um hub de talentos trabalhando de forma mais ágil e criativa para atender aos clientes neste período completamente único na nossa história. Nossa nova configuração permite uma gestão cirúrgica de recursos e entregas ainda mais precisas”, diz Klinke. A experiência com o documentário amplia a atuação da produtora, que visa desenvolver novos conteúdos proprietários com o terceiro setor.
O filme pode ser visto aqui.