Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Mariah Carey + Gaby Amarantos, Joelma, D. Onete e Zaynara
Na esteira da COP-30, que acontecerá em Belém, em novembro, a Rock World, promotora do Rock in Rio e do The Town, une os festivais para realizar um espetáculo para chamar atenção para a região e a questão climática: Amazônia Para Sempre. O show terá uma atração internacional, Mariah Carey, e artistas locais de expressão nacional: Gaby Amarantos, Joelma, Dona Onete e Zaynara.
Com a proposta de unir as pessoas em torno de uma agenda em prol de um mundo melhor e mais sustentável, o Amazônia Para Sempre está marcado para o dia 17 de setembro, dois meses antes da 30ª Conferência das Partes para o Clima (COP 30) da ONU.
Mariah Carey será headliner do The Town, em São Paulo, no dia 13 de setembro. Na sequência, irá para a Amazônia para se apresentar no evento, que terá transmissão da Globo e do Multishow.
Será montado um palco flutuante temporário no formato de vitória-régia, símbolo amazônico, nas águas do rio Guamá. A megaestrutura de 88 toneladas terá uma cenografia de 25 metros de diâmetro. A vitória-régia faz parte de uma lenda sobre uma jovem indígena que, ao se lançar em um lago para alcançar a lua que contemplava, foi transformada em uma flor aquática que desabrocha à noite.
O espetáculo, que não será aberto ao público, tem criação e direção de Zé Ricardo, vice-presidente artístico da Rock World. O ato de abertura contará com Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara para mostrar a potência dos ritmos da região e das mulheres que a ocupam.
O evento tem como principal patrocinador a Vale. Conta ainda com apoio da Gerdau e da Heineken, apoio institucional do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e parceria de conteúdo e mídia de TV Globo, jornal O Globo e Folha de S. Paulo.
Um documentário irá registrar os bastidores e a preparação do Amazônia Para Sempre.
Legado
Os organizadores informam que o projeto selecionou e iniciou uma jornada de apoio financeiro, suporte técnico e parceria com seis ONGS que atuam com bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo na região metropolitana de Belém. A seleção teve um edital privado no valor de R$ 2 milhões apresentado em 2024. Segundo eles, por meio do edital, a ideia é colaborar com a construção de legado para as pessoas que vivem na região.
As beneficiadas pelo projeto atuam com temáticas como promoção dos direitos das mulheres, geração de renda, conservação da natureza, turismo de base comunitária, agroecologia, reciclagem e valorização da cultura tradicional. As instituições selecionadas foram: Instituto Peabiru, Associação de Apoio à Economia Popular da Amazônia - AmazonCred, Associação da Comunidade Quilombola Sítio Cupuaçu/Boa Vista (ASCOMQUISC), Associação dos Recicladores e Recicladoras de Ananindeua (ARECICLANANIN) e Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável.
Quase 100 inscrições de projetos passaram por um processo de seleção conduzido por um comitê independente, formado por representantes dos parceiros de Amazônia Para Sempre e da sociedade civil. A supervisão foi da consultoria ponteAponte, especializada em qualificar investimentos privados visando o fortalecimento do impacto socioambiental positivo.
De acordo com a Rock World, o projeto está associado também a um histórico de atuações na Amazônia por meio do pilar Por Um Mundo Melhor, que já plantou 4 milhões de árvores na região do Xingu desde 2016.