Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Criação da AKQA apoia refugiados LGBTQIA+
Quase 70 países ainda criminalizam relações homossexuais consensuais entre adultos, com alguns deles incluindo leis para policiar a expressão de gênero. E muitas vezes também é difícil encontrar asilo em outros locais para fugir de uma legislação opressiva.
Uma nova campanha da West Pride, organização sem fins lucrativos que promove as festividades do Pride em Gotemburgo, na Suécia, aborda o processo injusto que o país exige das pessoas LGBTQIA+ requerentes de asilo.
De acordo com a entidade, esses indivíduos devem fornecer às autoridades de imigração suecas evidências muitas vezes inatingíveis de sua identidade e de que seu medo de perseguição é bem fundamentado e baseado em identidade.
A campanha “Ambassadors of Pride”, criada pela AKQA, apresenta uma série de histórias de vida de refugiados LGBTQIA+ e suas experiências ao passar pelo processo de asilo na Suécia. Seis ensaios são acompanhados por vídeos (espie aqui), todos filmados em silhueta contra cenários em cores do arco-íris, com os rostos disfarçados pelo símbolo de igualdade.
As histórias combinam os medos da jornada de cada pessoa queer para a autodescoberta com os terrores que eles podem enfrentar em sua família, comunidade ou governos caso venham a se assumir (assista ao filme principal, aqui).
Serena, o pseudônimo dado a uma participante, escreve sobre um colega de escola sendo apedrejado pela milícia islâmica por “se vestir de maneira incomum” e sobre uma garota que foi morta a tiros por ser homossexual. “Logo, as pessoas começaram a questionar por que eu não estava interessada em meninos”, diz o texto de Serena. “Eu sabia que se alguém descobrisse quem eu sou, eles me matariam imediatamente. E nada aconteceria com eles se o fizessem”. Leia na íntegra, aqui.
Outro embaixador escreve sobre a fuga do Irã depois que seu parceiro de negócios usou um vídeo incriminador para chantageá-lo, fazendo com que um grupo de homens invadisse seu apartamento. Farhad teve que pular da janela do quinto andar para escapar com vida (aqui).
Além de aumentar a conscientização por meio das histórias, o West Pride pretende fortalecer as credenciais das pessoas LGBTQIA+ que buscam asilo na Suécia, nomeando-as Embaixadoras do Orgulho e Membros Honorários do West Pride.
A entidade também está oferecendo aconselhamento jurídico gratuito para refugiados e encabeçando uma petição a ser enviada ao Ministro de Migração e Política de Asilo da Suécia, Anders Ygeman, no Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho.
A campanha é apoiada por conteúdo digital e social, bem como peças para mídia out of home que serão veiculadas em toda a Suécia.
Ficha Técnica:
GROUP CREATIVE DIRECTOR: Rasmus Keger
DESIGN DIRECTOR: Ander Hernando
SENIOR CREATIVE: Jesper Ståhl
SENIOR CREATIVE: Sebastian Regfeldt
SENIOR CREATIVE: Simon Magnusson
CLIENT PARTNER: Nicola Stockmann
PROJECT MANAGER: Gabriella Moberg
EXECUTIVE EXPERIENCE DIRECTOR: Sam Andrews
STRATEGIC DESIGN DIRECTOR: Uros Petrevski
CREATIVE DEVELOPMENT DIRECTOR: Florent Segouin
DEVELOPER: Gianluca Vedovato
ASSOCIATE CREATIVE TECHNOLOGIST: Beverly Enrico
PRODUCTION
VIDEO: Tchikana
EDIT: Anton Adielsson
DP: Fabian Engström
TRACKING: Emil Eriksson
CLEAN UP: Dennis Björk
PHOTOGRAPHY
PHOTOGRAPHY: Aorta
PHOTOGRAPHERS: Kristian Krän & Marco Grizelj