Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Festival luta pra arrecadar dinheiro e acontecer
A 27ª edição do Anima Mundi está ameaçada de não acontecer. Em abril, a Petrobras anunciou corte de patrocínios de 13 projetos culturais. Entre eles, o festival de animação que nasceu no Rio de Janeiro em 1993 e, com o tempo, conquistou reconhecimento e fama internacional. Desde que souberam do fim do patrocínio, os organizadores do Anima Mundi tiveram de acelerar uma proposta de financiamento coletivo que vinha sendo estudada. Na segunda-feira 13 foi aberta uma campanha no site Benfeitoria.
A meta mínima de arrecadação é de R$ 400 mil. Com esse montante, é possível realizar a mostra nas duas cidades em que o festival acontece, entre os dias 17 e 21 de julho no Rio e entre 24 e 28 de julho em São Paulo. A segunda meta é de R$ 600 mil (com a realização também do “Papo Animado”, sessões especiais em que personalidades do mundo da animação apresentam suas obras e conversam com o público), e a terceira, R$ 800 mil (com o acréscimo do Anima Forum na capital paulista, em que a programação envolve o mercado nacional e internacional, o profissional e estudos de casos e paineis sobre obras de animação).
Nesta segunda-feira, 20, o site mostra que o volume arrecadado está muito longe do objetivo da primeira meta. O financiamento obtido até então corresponde a 21% do valor. Ou seja, pouco mais de R$ 84 mil.
#euanimo
A Petrobras respondia por 30% do orçamento do festival. Os organizadores estavam analisando outras formas de garantir a realização do evento (como fechar contrato com patrocinador da iniciativa privada), até que a estatal retirou sua verba. Na mensagem da campanha de financiamento coletivo, o Anima Mundi afirma que “paira a incerteza no cenário nacional e nossa cultura está em xeque”. Os organizadores contam que a retirada da Petrobras foi um choque que “abateu de forma inesperada toda a equipe”. Mas eles salientam que o desânimo não pode prevalecer no mundo da animação. A campanha - que tem versão em inglês para atrair benfeitores de fora do país - tem uma hashtag que apoia a ideia: #euanimo.
O Anima Mundi se transformou em uma plataforma que reúne animadores, educadores, produtoras e fãs. Ao longo de sua história, o festival já exibiu mais de 10 mil filmes e revelou talentos como Carlos Saldanha e Alê Abreu. Todos os anos, o evento leva 50 mil pessoas a cinemas com ingressos a preços baixos.
Confira a campanha no Benfeitoria aqui.