Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
O Globo completa 90 anos
Fundado em 1925 por Irineu Marinho, o jornal O Globo completa 90 anos de circulação ininterrupta nesta quarta-feira (29).
Uma série de iniciativas comemora a data, incluindo ações editoriais, eventos e publicações especiais, entre outras. Nas páginas e no site do jornal, o aniversário vem sendo marcado em seções que homenageiam a história do jornalismo de O Globo.
Nesta quarta, foi publicado um caderno especial com 56 páginas, contando a história do veículo, mostrando os desafios do presente e do futuro e discutindo questões como liberdade de imprensa e a importância do jornalismo de qualidade na era Digital. Entre os temas abordados estão a evolução editorial e gráfica do jornal, a história dos principais suplementos e cadernos, fotografias jornalísticas, "personalidades" que escreveram para o jornal e os principais prêmios conquistados.
Também foi publicado um livro digital, "90 Anos 90 Reportagens", com matérias premiadas do jornal. O e-book pode ser baixado gratuitamente pelos assinantes com acesso ao pacote digital.
A publicação do livro "Primeiras Páginas", em edição com tiragem limitada, também faz parte das ações de comemoração. O livro contém uma seleção das primeiras páginas mais representativas que o jornal publicou entre 1925 e 2015.
O jornal também abriu nesta quarta-feira (até o dia 29 de setembro), o Acervo O Globo. Normalmente com seu conteúdo restrito aos assinantes com acesso ao pacote digital, o Acervo - que contém todas as edições do jornal, completas, desde sua fundação - ficará aberto por dois meses mediante cadastro, com acesso ilimitado.
Entre os eventos que marcarão o aniversário, destaca-se uma edição especial do projeto Aquarius. A Orquestra e Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro se apresentarão no dia 22 de agosto, na Cinelândia, com o Theatro ao fundo. Criado em 1972 por Roberto Marinho, Isaac Karabtchevsky e Péricles de Barros, o Aquarius já levou, em suas 42 edições, espetáculos gratuitos de dança e música clássica a centenas de milhares de pessoas.
"Estamos muito felizes em celebrar esta história vitoriosa. São nove décadas de uma trajetória que se confunde com a história da cidade e do país. Vamos comemorar a data com produtos e promoções especiais para nossos leitores e assinantes, que terão boas surpresas nos próximos meses", afirma Sandra Sanches, diretora-executiva de O Globo.