Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
John Lewis e Adam & Eve/DDB encerram parceria
A rede varejista John Lewis, famosa globalmente por suas campanhas de Natal, abriu um processo de revisão de sua conta publicitária. E a Adam & Eve/DDB, sua agência por 14 anos, decidiu não fazer nova proposta para a cliente. Com isso, chega ao fim uma parceria que rendeu comerciais memoráveis e estimulou uma leva de filmes emotivos de final de ano por outras marcas no Reino Unido.
A revisão aberta pela varejista e realizada pela Oystercatchers envolve, na verdade, duas contas, a da John Lewis & Partners e a Waitrose & Partners, que a Adam & Eve conquistou, respectivamente, em 2009 e 2015. Essa foi a primeira vez que a companhia decidiu rever o trabalho da agência.
O processo foi iniciado pouco tempo depois de mudanças nos cargos executivos da John Lewis. A empresa reduziu o número de diretores. Claire Pointon, que liderava o marketing da marca John Lewis havia três anos, deixou a corporação.
Em seu lugar, assumiu Charlotte Lock, que acumula o papel com a direção de parcerias para o consumidor. Em comunicado, ela reconheceu a dedicação da agência às marcas, o que contribuiu para a grande popularidade tanto da John Lewis quanto da Waitrose junto ao público. “Mas, como em todas as empresas, é importante revisarmos nossos relacionamentos com fornecedores, inclusive com a agência que é nossa parceira principal.”
Tammy Einav, CEO da Adam & Eve/DDB, disse para a Campaign que a agência está triste que a direção da John Lewis tenha decidido convocar um pitch e que, embora tenham apreciado o convite para participarem, tomaram a “decisão extremamente difícil” de não participar.
A Adam & Eve iniciou o atendimento do cliente em 2009, quando a rede estava na carteira da Lowe London. Entre as campanhas que desenvolveu para a companhia está “The Long Wait”, em 2011, que AdAge elegeu como o terceiro melhor comercial da década.
Também ficaram famosos “Monty The Penguin”, “Buster the Boxer” e “The Bear and the Hare”. O primeiro foi vencedor de um GP de Creative Effectivenessno Cannes Lions de 2016 - e o de Film Craft no ano anterior. Em 2019, John Lewis e Waitrose tiveram uma campanha de Natal conjunta, "Excitable Edgar", mostra um jovem dragão incapaz de controlar seus instintos de cuspir fogo. O último filme feito pela Adam & Eve para a rede, “The beginner”, de 2022, focou mais em propósito.