O Publicis Groupe acaba de anunciar que firmou acordo para a aquisição do BR Media Group, holding de marketing de influência e conteúdo cofundada pelos sócios Celso Ribeiro e Danilo Basso e que tem cerca de 350 colaboradores.
Os executivos seguem à frente da operação, que continua atuando de forma independente dentro do Grupo.
Ribeiro é chief executive officer do BR Media Group e Basso CEO do Grupo Farol, agência de casting (que faz parte da holding BR Media) e que representa de forma exclusiva a carreira de mais de 250 criadores, "influenciadores", artistas e "celebridades".
O grupo BR Media também conta com uma plataforma chamada MIS, especializada em micro e nano "influenciadores", com mais de 100 mil nomes cadastrados.
O negócio ainda está sujeito a
aprovações regulatórias de órgãos brasileiros, como do
Cade (
Conselho Administrativo de Defesa Econômica), e deverá ser concluído
no final do próximo mês de março.
O Publicis Groupe está investindo num setor que está "
a caminho de crescer três vezes mais rápido do que os canais de mídia tradicionais na América Latina", segundo divulgado em comunicado da
holding de comunicação francesa.
O anúncio marca o mais recente passo nas aquisições do Publicis Groupe na América Latina: em 2022, o grupo comprou a
Retargetly, sediada na Argentina, para aumentar e expandir o alcance do CoreID da
Epsilon (adquirida pelo Publicis em 2019); em 2023, adquiriu a empresa de tecnologia argentina
Practia para dimensionar a
expertise da
Publicis Sapient; e agora o BR Media Group, com o intuito de
reforçar a oferta de mídia conectada da holding.
“
A América Latina é um mercado muito importante, tanto para nossos clientes quanto para o Publicis. Nossas atividades na região apresentaram crescimento de dois dígitos no ano passado e contribuirão fortemente para nosso desempenho novamente em 2025. Mas não paramos por aí. Estou empolgado em receber Celso Ribeiro e suas equipes do BR Media Group no Publicis. Juntos, estamos construindo a única solução de creators end-to-end na região, impulsionada pelos dados da Epsilon e incorporada em nosso ecossistema de mídia exclusivo”, declara
Arthur Sadoun, presidente e CEO do Publicis Groupe.
“
A aquisição do BR Media nos impulsiona a uma posição única e diferenciada no mercado, aumentando nossa capacidade de construir relevância cultural para nossos clientes. Com este acordo, podemos capturar melhor insights, identificar tendências e integrar esses elementos em uma estratégia de influência eficaz para as marcas com as quais trabalhamos”, avalia
Gabriela Onofre, CEO do Publicis Groupe Brasil.
Em 2022, o BR Media Group havia vendido uma
parte minoritária de sua operação para o fundo
Bridge One, voltado para empresas B2B, por R$ 105 milhões.
Em 2024, o Publicis Groupe já havia firmado uma
parceria com o BR Media Group, com o lançamento do
PXP Creators by BR Media Group, uma
operação de marketing de influência, leia aqui.
“
Estamos entusiasmados em nos juntar ao Publicis Groupe, holding líder que reconhece o poder do marketing de influência e tem se posicionado consistentemente na vanguarda da indústria. A força da mídia, o poder criativo e as capacidades orientadas por dados do Grupo aumentarão nossa capacidade de entregar valor aos nossos clientes, criando oportunidades sem precedentes ao conectar marcas e comunidades de forma autêntica e estratégica”, garante Celso Ribeiro, cofundador e CEO do BR Media Group.