Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Projeto une Criolo, Soma+, AKQA, Gana, Mooc e Oloko Records
O novo clipe do rapper Criolo levanta um debate sobre o resgate da memória ancestral e a prosperidade da história preta. Feito para a canção "Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais", o filme integra uma campanha, “Árvore da riqueza”, criada por várias mãos.
Além do artista, assinam o projeto as agências Mooc e Gana, a gravadora Oloko Records e os alunos e as alunas do Soma+, programa de inclusão e capacitação de jovens negros e indígenas periféricos lançado pela área de Impacto da AKQA.
Produzido pela Landia e com a direção de Hanna Batista, o clipe (veja mais abaixo) é uma fábula que traz uma alegoria moral falando sobre a prosperidade do povo preto junto com a ancestralidade. "Antigamente, os pretos tiveram seus frutos roubados, e é esse alerta que queremos deixar para que futuramente a riqueza não seja mais tirada do seu povo", explicou a diretora.
Criolo apontou que a reflexão despertada pelo filme passa por uma questão central: “como é que você luta para ser aceito num mundo que sempre vai te rejeitar? É sem fim essa guerra. Por isso que falo: ‘eu vou ganhar dinheiro, mãe, porque é só assim que eles respeitam a gente’”.
Sobre o título da música, o rapper contou que até poderia dar outro nome, “mas eu faço questão do título ser o bagulho central, para quando estiver numa rádio, na televisão, a pessoa falar o nome da música. Então, mesmo sem ouvir, o nome da música já abre o debate”.
A discussão proposta pela obra é levada para o site Árvore da Riqueza, cuja experiência só é acessível pelo celular. Lá, são contadas as raízes dos personagens presentes no filme e é possível colher os frutos ligados a outras árvores plantadas por negócios espalhados pelo Brasil. Entre esses frutos, estão cursos gratuitos de representatividade preta, descontos em livros de autoras negras, artes exclusivas da campanha e desconto em cursos sobre finanças.
Projeto de conclusão
A campanha “Árvore da Riqueza” faz parte do projeto de conclusão dos participantes da edição de 2022 do Soma+. O trabalho foi feito de forma colaborativa, juntando os jovens do programa e os profissionais das empresas parceiras e Criolo.
"O Soma+ é um programa fundamental para o mercado da comunicação. E um projeto de conclusão com tanto impacto só reforça essa importância. Foi um prazer estar ao lado desses jovens talentos, ajudando, orientando e compartilhando os passos dados", disse Ary Nogueira, sócio e CCO da Gana.
Levis Novaes, cofundador, CSO & Novos Negócios da Mooc, observou que, quando se fala da jornada construída pela história preta, sobretudo no Brasil, “estamos conectando a memória ancestral com o que podemos fazer hoje e impactando na projeção de futuro da comunidade negra. Esse é um futuro próspero e com mais acessos, um lugar criativo simplesmente pela forma de existência”.
Vagas
Paula Santana, líder de Impacto da AKQA, destacou que, em três anos, o programa já capacitou mais de 1100 jovens negros e indígenas periféricos. “Queremos convidar mais agências e marcas a participarem dessa iniciativa e abrirem vagas afirmativas para incluírem esses novos talentos no mercado", explicou.
A edição 2023 do Soma+ já está com vagas abertas: elas chegam a mil. As inscrições podem ser feitas pelo site somosoma.com. As aulas são gratuitas, semanais, à distância e se iniciam em 26 de abril.
Ficha Técnica
Título / Title: Árvore da Riqueza - Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais
Cliente / Client: Oloko + Criolo
Agência / Agency: AKQA , Gana e Mooc
AKQA:
Anderson Lima, Biatriz Lima, Bruna Porto, Christiano Vellutini, Damaris Oliveira, Debora Bacaltchuk, Denisson Noberto,Diego Machado, Gabriela Neves, Gabriel França, Gecylane Lima, Guilherme Romeiro, Henrique Kuniyosi, Hidelgann Araujo, Hugo Veiga, Itana Lins, Karolline Oliveira, Kaue Akimoto, Luiza Baffa, Luiza Bomfim, Luiza Medeiros, Luiz Almeida, Luana Freitas, Lucas Araque, Mariana Franco, Maya Montenegro, Natalia Molena, Paula Santana, Pedro Paulo Fernandes, Rafaela Morais, Raphael Taira, Rita Romão, Rosana Belchior, Stella Gafo, Thais Bonizzi, Victor Xavier.
OLOKO RECORDS
Direção Geral: Beatriz Berjeaut
Produção Executiva: Kler Correa
Direção criativa e de comunicação: Tino Monetti
Assessoria de imprensa: Perfexx
Gana:
Ary Nogueira, Felipe Silva, Bruna Coelho.
MOOC:
CSO: Levis Novaes
CCO: Kevin David
Head of Operations: Marie Linhares
Coala.Lab:
Gabriel Andrade
Fernanda Pereira
CLIPE / Music Video
Produtora: Landia
Diretora de cena: Hanna Batista
Diretor assistente: Kalu Leite
Assistente de direção criativa: Gabi Eifler
Produçao executiva: Carol Dantas, Sebastian Hall, Valentina Baisch, Larissa Delfini
Head of sales: Mariê Nunes
Coordenação de produção: Camilla Bastos, Luciana Andrade, Cidy Campos
Assistência de direção: Prix Clementino, Isaque Reis
Diretor de fotografia: Fydell Botti
Direção de arte: Poliana Feulo, Reisiane Brandão
Direção de produção: Reinaldo Faria Jr., Ronder Batista, Adriana Spiagori (Drika)
Casting: Mariana Carneiro
Figurino e make : Fernanda Gunutzmam (fefestylist) e Ana Carolina Sabadin
Coordenação de pós produção: Elton Bronzeli e Jamila Ambar
Montador: Kaluã Leite
Colorista: Adonias Dantas (Dodô)
Pós produção BTFLY COLETIVO & CLAN VFX
Animação 3D da árvore: ZEBRA 3D FASHION
MÚSICA: PRETOS GANHANDO DINHEIRO INCOMODA DEMAIS
(autoria: Criolo, Zegon e Laudz)
Letra: Criolo
Música: Tropkillaz
Voz: Criolo
Produzido por Tropkillaz
Gravado por Tropkillaz no Spa Estúdio
Mixado por David Corcos “O Marroquino” no Spa Estúdio
Masterizado por Mauricio Gargel no Mauricio Gargel Audio Mastering
Direção geral: Beatriz Berjeaut
Produção executiva: Kler Correa
Direção criativa: Tino Monetti
Direção de arte: Pedro Inoue
Foto capa: Helder Fruteira
Direção de arte foto capa: Alma Negrot
Comunicação: The Codex
Assistência de comunicação: Yan Marrese
Assessoria de imprensa: Perfexx / 17zero1
Produção Spa Estúdio: Julia Levenstein
Produção operacional: Giovanna Scarano
Site: Henrique Sarhan
Gravadora: Oloko Records
Editoras: Oloko Records (Warner Chappell) / BMG Rights
Distribuição digital: Altafonte Music Network
PRODUTORA DE AUDIO / Audio Production Company
Produção de Áudio / Audio Production Company: Mugshot
Produção Musical: Arthur Abrami, Bruno Zibordi, Chico Reginato e Maurício Herszkowicz
Produção executiva som: Gilvana Viana
Direção Musical: Arthur Abrami e Maurício Herszkowicz
Sound Design e Mixagem: Leandro Rodrigo, Henrique Ohara e Henrique Oliveira
Atendimento / Account: Guto Figueiredo e Maite Magoga
Coordenação / Coordinators: Jaque de Paula e Giuliana Tavares
PRODUTORA DE TECNOLOGIA / Technology Production Company
Produção / Production Company: UMSTUDIO Code & Motion
Modelagem e Animação 3D: Guilherme Schneider (Zebra 3D Fashion)
Modelagem e Texturização 3D: Andressa Castaman (Zebra 3D Fashion)
ILUSTRAÇÃO DA CAMPANHA:
Criação / Creatives: Luiz Almeida, Raphael Taira
COLABORADORES
No Front
Livraria Africanidades
Brava
Del Nunes
Gean Guilherme - 2050
Studio Curva
Samba de Dandara
Matulas da Nêga
Daniel Fagundes
Paulo Ventura
Eliane Motta
Maria José
Kaitiano da Silva
Carlos Roberto
Luana Moura
Bloco do Beco
Ibira Lab
Lenon
Pretta
Acervo do Contra
Aquisições de Distribuição de Conteúdo Band
Fotógrafa Still e Evento:Tamara dos Santos
Filmmaker Making Off: Fabiana Romano
Dir. Fotografia Evento: Georgia Niara
Op. Camera Evento: Daya Lima
Som Direto Evento: Caio Tupã
Fotógrafa Sprint Criativo: Bruna Bento
Especialista Sprint Criativo: Nathalia Grilo
Especialista Sprint Criativo: Preta Kiran
Especialista Sprint Criativo: Rafaela Pinah
Tradutora: Sarah Morato
PARCEIROS SOMA+ :
WPP
1MiO