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As cidades brasileiras + valiosas

Confira ranking de 2013 da Superbrands

30.08.13


São Paulo é a "marca-cidade" mais valiosa do Brasil em 2013, segundo ranking da Superbrands, empresa especializada em gestão de marcas.



A marca São Paulo está avaliada em R$ 233,5 bilhões. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro (R$ 88,2 bilhões), Brasília (R$ 70,1 bilhões), Curitiba (R$ 26 bilhões), Belo Horizonte (R$ 24,6 bilhões), Manaus (R$ 20,9 bilhões), Porto Alegre (R$ 20,8 bilhões), Campinas (R$ 16,6 bilhões), Fortaleza (R$ 16,5 bilhões) e Salvador (R$ 15,6 bilhões).



O estudo levou em consideração 18.100 entrevistas com a população das cidades, associadas a dados econômicos e sociodemográficos (do IBGE e IPEA).



“A pesquisa junto à população avaliou indicadores que estabelecem o índice de força das marcas das cidades, em aspectos como reputação, admiração, gestão, comunicação, governança, segurança, limpeza, transporte e responsabilidade socioambiental, entre outros”, afirma o CEO da Superbrands Brasil, Gilson Nunes.



O executivo defende que o valor da marca-cidade é um importante ativo estratégico para a atração de capital, de turismo e de mão de obra qualificada, além de ferramenta para a elaboração de políticas públicas e melhoria de aspectos negativos detectados pela pesquisa.



“São Paulo, a primeira do ranking, é vista como a melhor cidade para se fazer negócios e trabalhar, mas apresenta queda vertiginosa quando o assunto é transporte; já o Rio de Janeiro, em segundo lugar, é reconhecido pela população por sua forte vocação turística, mas tem problemas de imagem em aspectos como segurança e saúde”, afirma Nunes.



Sobre os benefícios que a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 deverão trazer às marcas das cidades brasileiras que sediarão os jogos, Nunes declara: “Superado o desafio de integrar as agendas estratégicas do governo e do setor privado em torno da própria marca Brasil, o que esperamos, além dos impactos econômicos, é a melhoria da reputação e a confiança dos mercados interno e externo para estimular o aporte de novos investimentos. Como saldo final destes jogos, cerca de R$ 200 bilhões deverão ser incorporados ao PIB destas cidades", avalia.



Confira abaixo as 10 "marcas-cidades" mais valiosas do Brasil em 2013:



Marca Cidade / Força da marca / Valor da marca em R$ bilhões / % PIB 



1 São Paulo / 67 / 233,5 / 53%

2 Rio de Janeiro / 48 / 88,2 / 46%

3 Brasília / 49 / 70,1 / 47%

4 Curitiba / 56 / 26,0 / 49%

5 Belo Horizonte / 51 / 24,6 / 48%

6 Manaus / 37 / 20,9 / 43%

7 Porto Alegre / 53 / 20,8 / 48% 

8 Campinas / 44 / 16,6 / 45%

9 Fortaleza / 42 / 16,5 / 44%

10 Salvador / 36 / 15,6 / 43%



 


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