As Donas do Bar

Jack Daniel's quer se aproximar do público feminino

07.11.23

Com o objetivo de desmistificar a ideia de que somente homens bebem uísque, a Jack Daniel’s, da Brown-Forman, apresenta o projeto "As Donas do Bar", desenvolvido em parceria com a consultoria 65|10.

Com o propósito apoiar o empreendedorismo feminino, dar visibilidade às profissionais do setor e incentivar as consumidora a beber uísque sem estigmas sociais, o esforço é composto por um guia, também chamado "As Donas do Bar" - uma curadoria de bares da capital paulista comandados por mulheres que possuem uma trajetória de luta contra os rótulos sociais; e por um encontro que é uma releitura dos Clubes do Uísque, com foco no público feminino e com a presença de convidadas.

Para Jack Daniel’s é importante implementar ações que ampliem e legitimem os espaços ocupados pelas mulheres no universo do bar e do uísque. Afinal, Jack Daniel’s é sobre ser autêntico e independente. E nada mais legítimo do que incentivar mulheres que lutam para criar os seus próprios rótulos”, pontua Lucia Abreu, gerente de comunicação integrada da Brown-Forman no Brasil, Paraguai, Uruguai, Caribe e América Central.

"Estudando o comportamento das mulheres, vemos uma tendência à exaustão: vivemos em uma jornada contínua de trabalho e há poucos momentos de relaxamento. O bar é um desses momentos e, de acordo com a nossa pesquisa junto às consumidoras de uísque, é onde as mulheres se sentem livres e poderosas. Porém é também um lugar no qual, seja na frente ou atrás do balcão, somos rotuladas. Nós queremos rever esses rótulos", ressalta Thaís Fabris, criadora da consultoria 65|10.

O guia "As Donas do Bar" quer ajudar a impulsionar os bares comandados por mulheres e incentivar a desconstrução dos rótulos impostos às consumidoras que gostam de frequentar bares. Para realizar a seleção, a jornalista Liv Brandão abriu uma chamada pública em suas redes para levantar bares potenciais. Após visita às casas e apuração, dez estabelecimentos foram selecionados para a primeira edição: Boato, Cambará, DAS, Drosophyla, Gato Rojo, Tiquim, Miquelina, Ó do Borogodó, Samambaia e Vila Sá Barbosa.

O projeto contou com produção de uma equipe 100% feminina: imagens capturadas pela fotógrafa Karla Brights e a produção ficou por conta da Franja, liderada por Melina Harden.

A primeira edição do guia começou a ser compartilhada na conta da da Jack Daniel’s no Instagram (@jackdanielsbrasil) esse mês.

Já o projeto piloto do encontro "As Donas do Bar", inicialmente apenas para convidados, busca ampliar as referências culturais e de poder feminino e naturalizar o consumo de uísque por mulheres.

Os três encontros iniciais serão realizados em bares selecionados do Guia e cada noite será mediada por uma personalidade convidada. Serão experiências para degustar Jack Daniel’s e conversar sobre temas ligados a mulheres que rompem os rótulos impostos pela sociedade. Os eventos serão transmitidos posteriormente por meio das redes sociais da marca (@jackdanielsbrasil) e de parceiros.

As Donas do Bar