Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
SPFC e Corinthians deixam a lista da Brand Finance
Não há nenhum clube brasileiro entre as 50 marcas de futebol mais valiosas do mundo, segundo o relatório "Football 50" de 2016 , elaborado pela consultoria financeira britânica Brand Finance.
No ano passado (leia aqui), o São Paulo (US$ 95 milhões) apareceu no 43º lugar, cinco posições à frente do Corinthians (US$ 79 milhões).
Este ano, o Manchester United mantém a liderança e continua como o clube de futebol com a marca mais valiosa do mundo. O time inglês tem valor estimado em US$ 1,17 bilhão de dólares.
O Real Madrid (US$ 1,14 bilhão) e o Barcelona (US$ 993 milhões), que em 2015 estavam na terceira e sexta posições, respectivamente, agora ocupam a segunda e a terceira colocações.
O Manchester se manteve na quarta posição. O Bayern de Munique, em segundo lugar em 2015, caiu para a quinta colocação este ano.
Veja os 15 primeiros do ranking, na imagem, abaixo.
Confira a lista completa aqui.