Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Taís Araújo e Paolla Oliveira apresentam 'Falas Femininas' na Globo
O programa especial "Falas Femininas", que está previsto para ir ao ar na TV Globo no próximo dia 8, Dia Internacional da Mulher, irá abordar a voz das "silenciadas, abandonadas, descredibilizadas, manipuladas, e a urgência" de serem ouvidas.
Com apresentação de Taís Araújo e Paolla Oliveira, direção de Antonia Prado e autoria de Veronica Debom e Isabela Aquino, o episódio, chamado "Louca", que será exibido após o "Big Brother Brasil", promete trazer luz ao debate sobre a exaustão e os diversos fatores que impactam e corroem a saúde mental feminina.
Ao longo de 45 minutos, serão trazidos temas como assédio, gaslighting e abandono. O formato escolhido é o experimento social, ponto de partida dos especiais "Falas" em 2024. A experiência capta a reação de brasileiros a simulações de situações. Entre os desfechos apresentados, homens recebem proposta de um trabalho aparentemente impossível de ser executado. A partir da observação sobre a forma como cada participante é impactado, a conversa proposta pelo episódio é conduzida.
“Com dinâmicas, entrevistas com público e depoimentos, demonstramos como o trabalho doméstico não é valorizado e sempre recai sobre a mulher. E mostramos como essa sobrecarga está intimamente ligada ao imaginário de que cuidar do outro é uma tarefa exclusivamente feminina. Também destacamos a descredibilização da mulher ligada ao hábito de chamá-la de ‘louca’, uma estratégia antiga e eficiente que mantém as relações tóxicas, o abandono em massa vivido pelas mulheres do Brasil e o assédio no ambiente de trabalho”, observa a diretora Antonia Prado.
O episódio também conta com a participação da advogada Fayda Belo e da psicóloga Jaqueline Gomes de Jesus, além de depoimentos como de Preta Gil. A "influenciadora" Ana Terra Oliveira, que realiza um trabalho que evidencia as percepções de mundo de homens e de mulheres, ouve a população nas ruas.
O especial tem Veronica Debom e Isabela Aquino como autoras, com pesquisa de Jaqueline Neves e Zilda Raggio e produção de Ana Luisa Miranda. A direção de gênero é de Mariano Boni.
Falas PCD
"Louca" é o primeiro programa do projeto "Falas", série de especiais exibida nas datas que celebram o Dia da Mulher, o Dia dos Povos Indígenas, o Dia do Orgulho LGBTQIA+, o Dia do Idoso, o Dia da Consciência Negra e o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência - este último será produzido pela primeira vez pela emissora e a previsão é que estreie em setembro.
“Com o ‘Falas’ buscamos, a cada ano, ampliar o debate em torno de temas importantes para a sociedade, através de conteúdos que provocam a reflexão. Sem deixar de lado a leveza e o entretenimento que engaja”, observa Leonora Bardini, diretora de programação e marketing da TV Globo.
"O ‘Falas' para marcar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência surge como um marco importante do projeto na TV aberta, ao contemplar uma parcela da população pouco representada no audiovisual", completa a executiva.