Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
CEO derrota fundo bilionário na disputa pelo board
Após uma longa e cara campanha por um lugar no conselho de administração da The Walt Disney Company, o investidor Nelson Peltz, fundador e CEO da Trian Partners, que controla o equivalente a US$ 3,5 bilhões em ações da corporação, viu seu plano fracassar durante a assembleia anual dos acionistas, realizada nesta quarta-feira, 03. O board, que é formado por 12 pessoas, teve seus integrantes mantidos em votação que representou uma vitória para o CEO da companhia, Bob Iger.
Movimentações ocorridas às vésperas do encontro davam a entender que Iger iria derrotar o bilionário, que era um forte crítico do atual comando da corporação e pleiteava mais um assento no conselho, para um de seus aliados, Jay Rasulo, ex-Chief Financial Officer da Disney (leia mais aqui).
Peltz teria conquistado 31% dos votos dos acionistas. Depois que os integrantes do board foram confirmados, a Trian, que investiu US$ 25 milhões na campanha por dois assentos no conselho, divulgou um comunicado deixando claro seu desapontamento com o resultado. A empresa declarou, no entanto, estar orgulhosa do impacto que causaram e do que consideraram reorientação da Disney “para a criação de valor e para a boa governança”.
Outro fundo, Blackwells Capital, também tinha três candidatos a integrantes do conselho. Eles não conquistaram votos suficientes para seus indicados triunfarem. O comunicado da Blackweels, após o resultado, apontou que o “objetivo principal foi alcançado: manter Nelson Peltz fora da sala de reuniões da Disney”.