Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Com Lab Fantasma, camisa da Adidas homenageia beleza negra
Novembro é o mês de conscientização sobre o combate ao racismo e exaltação à cultura negra. Para marcar a data, a Adidas e a organização afro-empreendedora Laboratório Fantasma lançam as camisas "Excelência Negra", com os clubes de futebol Atlético Mineiro, Cruzeiro e Internacional. Os uniformes exaltam a trança - um dos símbolos de resistência da cultura negra.
Com direção criativa do Laboratório Fantasma, a campanha defende a mensagem "Trançar Brasil e África". O filme (assista abaixo) é narrado pelo rapper, cantor e compositor Rael.
O esforço se inspira em diferentes tipos de tranças ao longo da história, representados no design da camisa, que tem a cor creme como predominante, com desenhos que simbolizam as tranças, misturando elementos em amarelo nas mangas e na parte inferior frontal.
Com o escudo do clube à esquerda e o da Adidas à direita, o uniforme do Atlético tem mangas com detalhes em preto; o do Cruzeiro, com detalhes em azul; e o do Internacional em vermelho. Na parte central das camisas, o patch amarelo “Da Raiz à Luta” completa o design.
"A inferiorização da humanidade e da subjetividade dos corpos negros na sociedade se dá, historicamente, pela violência, sobretudo, da nossa estética. Exaltar a beleza negra a partir da exaltação do nosso Orí e da nossa estética capilar é confrontar o racismo, a eugenia e as tentativas de genocídio que a população negra passou e ainda passa", analisa Evandro Fióti, CEO da Laboratório Fantasma.
"Essa colaboração com a Adidas e com os clubes vem com intuito de evidenciar como as tradições africanas se fazem presente na nossa sociedade e que deveriam ser motivo de orgulho, respeito e valorização. As marcas têm um papel fundamental nesse diálogo e é um prazer poder ser parte desse feito", defende Fióti.
Ficha Técnica:
Uma direção e produção Laboratório Fantasma
Direção e conceito: Evandro Fióti
Direção criativa: Evandro Fióti e Caio Camilo
Pesquisa: Evandro Fióti e Caio Camilo
Direção de arte: Amanda Lobos
Gerente de produção: Raissa Fumagalli
Coordenador de produção: Vanildo Ricardo (Dinho)
Produção executiva: Lucas Morgado
Coordenação de marketing: Ana Pascoaletto
Analista de estratégia e mídias sociais: Caio Camilo
Analista de mídia e comportamento do consumidor: Maria Carol Moreira
Gerente comercial: Carlos Pereira (Cabé)
Comercial: Luan Granello e Stephany Jambo
Ficha Técnica (campanha):
Diretor de Sports Marketing: Ricardo Ramos
Gerente de Atendimento: José Fuzioka
Analista de Atendimento: Lucca Ramires
Diretor de criação: Javier Salazar
Head de criação: Ivan Mayrinck
Diretor de arte: Thales Silveira
Redator: Rafael Brandão
Diretor de Planejamento: Thales Otsuka
Gerente de Planejamento: Nicole Villanueva
Produtora: A Ovelha