arrow_backVoltar

Atlético, Cruzeiro e Internacional

Com Lab Fantasma, camisa da Adidas homenageia beleza negra

01.11.23

Novembro é o mês de conscientização sobre o combate ao racismo e exaltação à cultura negra. Para marcar a data, a Adidas e a organização afro-empreendedora Laboratório Fantasma lançam as camisas "Excelência Negra", com os clubes de futebol Atlético Mineiro, Cruzeiro e Internacional. Os uniformes exaltam a trança - um dos símbolos de resistência da cultura negra.

Com direção criativa do Laboratório Fantasma, a campanha defende a mensagem "Trançar Brasil e África". O filme (assista abaixo) é narrado pelo rapper, cantor e compositor Rael.

O esforço se inspira em diferentes tipos de tranças ao longo da história, representados no design da camisa, que tem a cor creme como predominante, com desenhos que simbolizam as tranças, misturando elementos em amarelo nas mangas e na parte inferior frontal.

Com o escudo do clube à esquerda e o da Adidas à direita, o uniforme do Atlético tem mangas com detalhes em preto; o do Cruzeiro, com detalhes em azul; e o do Internacional em vermelho. Na parte central das camisas, o patch amarelo “Da Raiz à Luta” completa o design.

"A inferiorização da humanidade e da subjetividade dos corpos negros na sociedade se dá, historicamente, pela violência, sobretudo, da nossa estética. Exaltar a beleza negra a partir da exaltação do nosso Orí e da nossa estética capilar é confrontar o racismo, a eugenia e as tentativas de genocídio que a população negra passou e ainda passa", analisa Evandro Fióti, CEO da Laboratório Fantasma.

"Essa colaboração com a Adidas e com os clubes vem com intuito de evidenciar como as tradições africanas se fazem presente na nossa sociedade e que deveriam ser motivo de orgulho, respeito e valorização. As marcas têm um papel fundamental nesse diálogo e é um prazer poder ser parte desse feito", defende Fióti.

Ficha Técnica:

Uma direção e produção Laboratório Fantasma

Direção e conceito: Evandro Fióti

Direção criativa: Evandro Fióti e Caio Camilo

Pesquisa: Evandro Fióti e Caio Camilo

Direção de arte: Amanda Lobos

Gerente de produção: Raissa Fumagalli

Coordenador de produção: Vanildo Ricardo (Dinho)

Produção executiva: Lucas Morgado

Coordenação de marketing: Ana Pascoaletto

Analista de estratégia e mídias sociais: Caio Camilo

Analista de mídia e comportamento do consumidor: Maria Carol Moreira

Gerente comercial: Carlos Pereira (Cabé)

Comercial: Luan Granello e Stephany Jambo

Ficha Técnica (campanha):

Diretor de Sports Marketing: Ricardo Ramos

Gerente de Atendimento: José Fuzioka

Analista de Atendimento: Lucca Ramires

Diretor de criação: Javier Salazar

Head de criação: Ivan Mayrinck

Diretor de arte: Thales Silveira

Redator: Rafael Brandão

Diretor de Planejamento: Thales Otsuka

Gerente de Planejamento: Nicole Villanueva

Produtora: A Ovelha

Atlético, Cruzeiro e Internacional

/