arrow_backVoltar

Auê

Hub quer realizar projetos para um Brasil diverso

17.03.21

Idealizado por três profissionais negros do mercado de comunicação - Thamara Pinheiro, Vivian Zeni e Renan Damascena -, o Auê é um hub criativo que acaba de surgir para ser parceiro de projetos voltado para causas, colocando holofote na diversidade da população brasileira. A iniciativa tem foco em cocriação de conteúdo com propósito (seja para marcas, veículos, produtoras e agências). A proposta é "visibilizar existências, conversas e histórias mais plurais na mídia", visando o desdobramento de ações para a comunidade.

O hub conta com um braço social. Ele pretende compartilhar a expertise dos fundadores e de apoiadores com afro empreendedores e micro negócios da periferia, por meio de workshops.

A estrutura do empreendimento vinha sendo discutida por Thamara, creative data da Soko, Vivian, jornalista e líder da área de Inclusão, Equidade e Diversidade da Wunderman Thompson, e Renan, strategic planning manager da agência Gana, há cerca de um ano e meio. O Auê foi lançado no mês passado e está em suas primeiras apresentações no mercado.

A atuação do hub alia metodologias ágeis, repertório cultural, escuta ativa, intenção estratégica e inovação social para explorar o potencial de negócios falando com o que chamam de Brasil real. Eles apontam que 63% das pessoas pretas – que constituem 56% da população brasileira - não se sentem representadas nas telas devido ao modo limitado e estereotipado como é mostrada a identidade negra.

Hoje as histórias não estão sendo projetadas sob um espectro diverso pois pessoas com vivências e lugares de fala desassistidos ainda não estão compondo o front dessas conversas”, justificam os fundadores.

Ainda sobre o modelo de atuação, o hub se propõe a cocriar campanhas e roteiros para que os clientes possam dar visibilidade a histórias, a trabalhar em projetos “always on de conteúdo e a idealizar plataformas para imersão e ativação de marcas em eventos, lives, webséries e curtas.

Os três profissionais se mantêm nas agências porque o objetivo do Auê é focar em projetos com propósito. Quanto à parte social, está prevista a largada dos workshops para os pequenos empreendedores na segunda metade do ano.

 

Auê

/