arrow_backVoltar

Authentic Brands Global 100

Apple lidera ranking. Brasileiras perdem espaço

06.11.17

A Apple lidera o ranking das marcas mais autênticas, no Brasil, de acordo com a edição de 2017 do Authentic Brands Global 100, estudo global produzido pela Cohn & Wolfe.

O Boticário, que liderou a lista entre os consumidores brasileiros, no ano passado, ficou na quarta posição, nesta edição. As segunda e terceira colocações ficaram com Google e Mercedes Benz, respectivamente.

Completando o Top 10 brasileiro estão: Microsoft, Adidas, Johnson & Johnson, Dell, Natura e Samsung (confira o ranking brasileiro na imagem abaixo).

"Os consumidores procuram produtos de empresas que estabelecem um relacionamento autêntico, de forma simples, espontânea e bastante inovadora", defende Marcelo Diego, CEO da Máquina Cohn & Wolfe.

Marcas brasileiras perderam espaço este ano entre os 10 primeiros colocados do ranking global: O Boticário e Natura (em 4º e 9º lugares, respectivamente) são as únicas representantes do país na lista. Em 2016, além das duas, Brastemp e Bombril faziam parte do top 10.

No Brasil, 97% dos consumidores dizem que suas atitudes e comportamentos mudariam para melhor diante de uma marca ou empresa que eles considerassem autêntica; e 70% dos consumidores brasileiros afirmam que teriam mais interesse em comprar de marcas que eles percebessem como autênticas.

O estudo constatou ainda que os consumidores brasileiros são céticos: somente 19% concordam que empresas e marcas são abertas e honestas e apenas 21% acham que as empresas assumem total responsabilidade pelos seus atos.

Na lista global, das dez marcas consideradas mais autênticas, cinco são do setor de tecnologia: Amazon, Apple, Microsoft, Google e PayPal. No ranking total de 100 marcas, a participação das empresas de tecnologia chega a 70%.

"A interação dos consumidores com as marcas é uma condição chave para a percepção de autenticidade. Como a tecnologia tornou-se parte onipresente e integral da vida das pessoas, essas empresas têm inúmeras oportunidades de criar conexão mais positiva com os consumidores", analisa Lynn Fisher, vice-presidente executiva e diretora global de Branding & Insights da Cohn & Wolfe.

Leia anterior sobre o assunto aqui.

Confira a lista global das empresas mais autênticas aqui.

 

Authentic Brands Global 100

/