arrow_backVoltar

Automóveis / Mundo

Brasil amplia espaço no ranking das montadoras

17.01.11

O Brasil é o terceiro mercado mais importante para quatro grandes montadoras: Ford, General Motors, Renault e Volkswagen - e o que mais vende carros da Fiat.

Com venda recorde de 3,5 milhões de veículos novos em 2010, o país chegou ao inédito posto de quarto maior mercado mundial.


Com isso, as filiais das montadoras ampliaram suas contribuições aos negócios globais, ajudando a amenizar resultados negativos das empresas mães nos EUA e na Europa, informa o Estadão.


Há dois anos, a Fiat do Brasil ultrapassou a matriz italiana e é a que mais vende carros da marca no mundo. Nesse período, ampliou sua participação nos negócios globais de 30,5% para 35%.


A Fiat vendeu cerca de 690 automóveis em sua terra natal em 2010 e 760,5 mil no Brasil.


Em 1998, quando o grupo francês Renault abriu fábrica no Paraná, vários executivos na matriz viam o projeto "como uma aventura", relembra o presidente da montadora no Brasil, Jean-Michel Jalinier.


Em 2010, o país foi o terceiro maior mercado da marca, atrás da França e da Alemanha. Com vendas de 160 mil veículos, a subsidiária desbancou Coreia e Itália, que caíram para quarta e quinta posições.


É a primeira vez que a subsidiária conquista essa representação. A França, sede da empresa, consumiu em 2010 perto de 700 mil automóveis da marca e a Alemanha, pouco mais de 160 mil.


Terceiro maior mercado para a General Motors, atrás dos EUA e da China, o Brasil responde por 8% da receita do grupo, de cerca de US$ 135 bilhões. Há cinco anos, essa participação era de 3%.


Nesse período, o grupo dobrou as vendas locais, que em 2010 somaram 657 mil unidades, informa Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul.


O Brasil também é o terceiro maior mercado para a Volkswagen, onde a marca vendeu no ano passado 697 mil carros. A filial perde para a China e a Alemanha, mas vem ampliando sua fatia nos negócios do grupo. Em 2006, participava com 12% das vendas, porcentual que hoje está em 17%, diz o presidente da filial brasileira, Thomas Schmall.


Segunda no mercado brasileiro, a Volkswagen projeta vendas anuais de 1 milhão de veículos no país em 2015 para acompanhar a escalada da companhia, que pretende ser a maior do mundo, posto hoje da japonesa Toyota.


A Ford é outra que tem o Brasil como terceiro maior consumidor. "Perdemos para os EUA e o Reino Unido", diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Mercosul. A empresa encerrou 2010 com vendas de 336 mil veículos, mantendo-se em quarto lugar no ranking nacional.


Das vendas de 2,96 milhões de veículos que o grupo francês PSA Peugeot Citroën somou no ano passado, 4,7% foram no mercado brasileiro. Em 2005, quando as duas marcas comercializaram 3,39 milhões de automóveis ao redor do mundo, 2,4% foram no Brasil, onde os negócios saltaram de 80,4 mil unidades naquele ano para 174 mil em 2010.

Automóveis / Mundo

/