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Baby Boomers e GenZ

Estudo avalia semelhanças e diferenças no comportamento de compra

17.07.24

A decisão de compra de todos os perfis geracionais é bastante impactada por campanhas publicitárias, promoções e "influenciadores", segundo pesquisa encomendada pela Mosaico, empresa do Banco Pan, dona das marcas Buscapé e Zoom.

Das 1.494 pessoas entrevistadas em todas as regiões do país, 93% dos jovens da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) e 84% dos Baby Boomers (entre 1946 e 1964) consideram essas abordagens como "motivadores importantes de suas compras".

Em outros aspectos do levantamento, no entanto, as gerações mais jovens e mais velhas divergem. Em relação à preferência por compras em lojas físicas ou online, por exemplo, os mais jovens preferem o digital (46%). Esses consumidores também escolhem o pagamento digital em 51% das transações e são atraídos por cashback (69%). Já os Baby Boomers são consumidores habituados às compras presenciais (74%) e não se interessam tanto por cashbacks ou cupons de desconto, usados em apenas 21% das transações.

Sobre a preferência por canais para descobrir novos produtos ou serviços, enquanto 51% dos jovens da Geração Z optam pelas redes sociais e "influenciadores", apenas 22% dos Baby Boomers são impactados por esses meios. Em contrapartida, 44% dos mais velhos confiam nas recomendações de amigos e familiares, que influenciam 26% das descobertas da Geração Z. Blogs e sites de análises de produtos ocupam o terceiro lugar para ambas as gerações (23% dos mais jovens e 22% dos Baby Boomers).

Ainda segundo o levantamento, quando se trata das ferramentas utilizadas no processo de compra, tanto uma quanto outra geração escolhe aplicativos específicos em vez de sites de varejo. Enquanto 69% da GenZ prefere comprar via apps, 51% utilizam sites de varejo. Para os Baby Boomers, os números são de 53% e 47%, respectivamente.

Embora todas as gerações prefiram marcas conhecidas, os nascidos na Geração Z demonstram maior fidelidade: cerca de 17% deles preferem sempre comprar produtos das mesmas marcas, em comparação com 11% dos Baby Boomers.

 

Baby Boomers e GenZ

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