arrow_backVoltar

Backwash

EDP lança 'loja de objetos que ninguém quer'

15.06.23

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de agir para proteger o planeta e lutar contra as mudanças climáticas, a empresa global de energia elétrica EDP apresenta a "Backwash", uma pop-up store que reúne "objetos que ninguém quer". A criação é da Havas Portugal.

A companhia realizou uma limpeza subaquática com 597 mergulhadores do mundo todo e retirou mais de 3 toneladas de lixo do mar, na região de Sesimbra, em Portugal. Treze destes objetos - como um laptop, um tambor de máquina de lavar, uma figura do Darth Vader - foram selecionados estão expostos na loja inédita que a marca instalou na Gran Vía, em Madri, na Espanha, até o próximo dia 30.

Cada artigo recebeu nomes como prato (pro)fundo, unecessaire, motor 60 cavalos marinhos e Dirty Vader, com versões em inglês, português e espanhol. 

Em vez de ter sido definido um preço de compra para o cliente, cada objeto exibe o "custo para o planeta": o número de anos necessários para que ele se decomponha. Tanto o laptoppara deep web quanto o tambor da máquina de lavar (“tambor de máquina de sujar”), por exemplo, levariam mais de 500 anos para se desintegrar.

Mais de 20 objetos podem ser vistos no site da loja, onde também é possível fazer doações para a entidade The Ocean Clean Up, que desenvolve e utiliza tecnologias para remover resíduos plásticos dos oceanos ao redor do mundo. Alguns desses itens estão em exibição na sede da EDP em Lisboa e em espaços out of home.

Na ficha técnica do trabalho estão os brasileiros Bernardo Tavares (redator) e Sávio Hatherly (diretor de arte).

Backwash

/