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Abigraf condena comercial do Itaú
A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) manifestou nesta quinta-feira (23) seu descontentamento com o filme "Bebê sem Papel" (aqui), criado pela Africa para o Itaú, em que o pequeno Micah aparece gargalhando ao ver seu pai rasgando folhas de papel.
Em comunicado, a entidade argumenta que o discurso do comercial, de que a suspensão dos extratos impressos pelos clientes contribuiria para um mundo mais sustentável, não condiz com as características da produção de papel e celulose nacional.
Não podemos aceitar que uma instituição do porte do Itaú preste esse desserviço à sociedade, transformando o papel de imprimir em vilão. Principalmente quando sabemos que o principal objetivo dessa campanha é a busca da redução de custos operacionais, argumenta o presidente da Abigraf, Fabio Arruda Mortara.
Segundo a entidade, no Brasil, nenhuma árvore nativa é derrubada para a produção de papel, uma vez que 100% desse insumo tem como origem florestas plantadas.
Pelo menos dez entidades ligadas à cadeia da comunicação impressa, juntamente com a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) e as federações das indústrias dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais (Firjan e FIEMG) encaminharam cartas aos diretores do banco solicitando uma revisão conceitual da campanha.
De acordo com o Itaú, a campanha levantou discussões importantes relacionadas ao uso consciente do papel, e o diálogo com a Abigraf tem sido saudável.
Leia anterior sobre o assunto aqui.
As informações são do Portal Exame, leia aqui.
Comentários
Marcio - Se o dano ambiental do papel fosse somente as árvores o problema estava resolvido. Mas não é. Imagine a quantidade de alvejantes e produtos químicos pesados que estão envolvidos na produção. A Abigraf perdeu a oportunidade de ficar calada.
Euclides Faria - Concordo com a Abigraf. O Itaú esta pensando no bolso dele e não em um mundo mais sustentável. Pegou carona a onda do Marketing 3.0 e mandou bala na mídia. Ja pedi cancelamento de extrato em casa e nunca fui atendido. Bla,bla,bla.
Rita - É que nem o Pao de Açucar cancelar as sacolinhas dizendo estar fazendo isso por consciencia ambiental. RIDICULO
Ricardo - Esses discursinhos de sustentabilidade que essas empresas "ambientalmente responsáveis" jogam na mídia não passam de uma falácia. No fundo elas se importam mais com o saldo positivo que irá sobrar em seus balanços do que com seus clientes ou meio ambiente. O pior que tem pessoas que acreditam nesse tipo de coisa...
Lucas Lacerda - Vamos separar as coisas. 1) é obvio que o Itau ta pensando em gastar menos dinheiro. Ridiculo fazer marketing disso usando a imagem de sustentavel. 2) porem, a desculpa que a Abigraf utilizou defendendo a produção dos papéis beira o ridículo. Todo mundo sabe que uma hora ou outra a produção vai ser reduzida e muito com novas tecnologias, etc, mas defender isso é se chamar de idiota.
thonon - independente de qquer coisa ... a idéia é genial do comercial e da continuação com os pais do bebê. Facil in Cannes ...
Carlos - Concordo com o Lucas Lacerda: neste caso, é o roto falando do rasgado. O Itaú explora seus clientes e dá em troca um péssimo serviço e a Abigraf esconde que parte do papel para impressão recebe, no Brasil, um certificado que não lhe garante ser totalmente sustentável.