Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Tastaldi, Barahona e Lemes em agência que aposta no 'advertainment'
Acaba de chegar ao mercado a beGIANT, agência criada com o objetivo de atender a demanda dos anunciantes por formatos e plataformas diferenciadas para a comunicação de seus produtos e marcas.
Somos um novo modelo de negócio publicitário, que faz advertainment [advertising + entertainment]", diz o CEO da beGIANT, Felipe Barahona, sócio da agência ao lado de Guga Lemes (Chief Creative Officer) e Luiz Tastaldi (Chief Advertainment Officer).
Barahona foi diretor de marketing promocional da Vivo, no Brasil; Lemes trabalhou em diversas agências e dedicou-se, nos últimos três anos, à criação de branded content, branded entertainment e conteúdo multiplataforma; Tastaldi é um dos pioneiros do advertainment no Brasil e foi VP de criação para a América Latina da 141 Sohosquare, do grupo WPP/Ogilvy.
A propaganda convencional é necessária e vai continuar existindo, mas o público de hoje quer mais. As marcas precisam também de soluções fora da mídia convencional, continua Barahona.
Entregamos hoje o que ninguém entrega no mercado: soluções novas, que não estão presas a nenhum formato. Pode ser um evento, um programa de TV, um aplicativo, um game, uma flashmob. As possibilidades são infinitas. O importante é que proporcione uma experiência única e que o produto seja o protagonista, defende Tastaldi.
A agência nasce atendendo marcas como Volkswagen, Alpargatas, Metrô de São Paulo e Coca-Cola e avisa que vai realizar, nas próximas semanas, ação de realidade aumentada para o Metrô de São Paulo. O projeto foi concebido com uma plataforma espelho na internet, que estará disponível por meio de hotsite. O objetivo é levar a experiência da realidade aumentada, apresentando as futuras estações do Metrô, não só para os frequentadores do serviço de transporte mas para todas as pessoas interessadas, onde quer que elas estejam.
Criamos, nas estações em obras, um ambiente de experiência, onde o público poderá conhecer cada linha por meio de maquetes em realidade aumentada, de navegação com uso de gestos no ar (knect) e em um iPad gigante para múltiplos usuários, adianta Tastaldi.
Os sócios da beGIANT entendem que os anunciantes cobram cada vez mais de suas agências ideias inovadoras, diferenciadas, criativas. Mas não é papel das agências entregar 'advertainment'. Os seus profissionais estão focados no modelo de negócio tradicional, cuja rentabilidade vem da mídia, destaca Lemes. Se a beGIANT fizesse plano de mídia, se tornaria rapidamente uma agência convencional. A empresa entraria em um modelo de remuneração dependente de veículos, o que foge da nossa proposta de trabalhar. Estamos focados em novos formatos, que complementam a mídia tradicional e valorizam a criação. A receita gerada por advertainment vem da criação e produção de projetos, não da compra de mídia", detalha o profissional.
Os sócios da nova empresa deixam claro que não vão concorrer com as agências tradicionais, mas serão parceiros delas. Desta forma, já foram fechados acordos entre a beGIANT e agências como Grey141, Agnelo Pacheco, DM/Blackninja, Future Group e Borghi/Lowe.
Com matriz em São Paulo, o plano de expansão da empresa, que contou com investimento inicial de R$ 5,3 milhões, prevê a abertura de filiais no Rio de Janeiro, Brasília e em cidades estratégicas da América do Sul. A previsão de faturamento, já neste primeiro ano, é de R$ 14 milhões.
Para colocar o plano de negócios em prática, os sócios criaram a holding beGIANT, que adquiriu a TalkShop, empresa de comunicação de Felipe Barahona. A marca será o braço de relações públicas da beGIANT, passando a se chamar beGIANT PR. Essa unidade de negócios irá criar ações exclusivas e soluções complementares aos novos formatos de mídia desenvolvidos pela beGIANT, com o objetivo principal de dar visibilidade aos clientes.