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Dove apresenta em campanha sua nova embaixadora
A Dove, que celebra 20 anos do conceito “Beleza Real”, contratou uma especialista em inteligência artificial para se juntar à marca em sua estratégia de comunicação focada em retratar a beleza de maneira real e diversa, em contraponto a estereótipos de corpos padronizados presentes até hoje em campanhas de publicidade. Quem assume o posto é a goiana Heloisy Pereira Rodrigues, primeira mulher a se formar em IA na América Latina, como ressalta a empresa.
Heloisy, de 24 anos, se graduou na Universidade Federal de Goiás (UFG) no final de 2023. Seu contrato com a marca como Embaixadora Dove pela Beleza Real na Inteligência Artificial tem duração de um ano. Durante esse período, ela irá trabalhar para ampliar o debate a respeito da tecnologia e seus vieses e para reeducar os algoritmos da IA. Com isso, a Dove afirma estar lançando um olhar sobre o futuro da beleza. A iniciativa marca um novo capítulo dentro do conceito "Beleza Real".
O compromisso da marca em relação ao tema está presente na campanha digital que apresenta Heloisy para o público, divulgada nas redes sociais da marca e da nova embaixadora de Dove (veja mais abaixo). Criado pela Soko (agora Droga5 São Paulo), o filme mostra que até 2025, de acordo com uma pesquisa, 90% do conteúdo online será gerado por IA.
A embaixadora será a porta-voz de Dove em palestras e eventos sobre o uso de Inteligência Artificial na geração de imagens. Ela também produzirá conteúdos sobre o tema na mídia social, gerando reflexões dentro e fora das plataformas. Outro objetivo é encorajar outras mulheres a se especializarem em IA.
Antes dessa campanha, a primeira ação de Heloisy aconteceu na Campus Party 2024, encerrada recentemente. Ela foi uma das palestrantes no painel "Reeducando os algoritmos da Inteligência Artificial - Como profissionais mulheres podem redesenhar os padrões de beleza do futuro”. Heloisy estará em outros eventos, que ainda não foram informados pela empresa.
“Desde que comecei a atuar em projetos de Inteligência Artificial, ainda na faculdade, percebi como a presença de mais mulheres é, não só importante, como fundamental para que possamos provar que a IA pode ser uma ferramenta justa no nosso dia a dia, influenciando positivamente em comportamentos e padrões. E essa conscientização precisa acontecer desde já”, declarou Heloisy.
Andreza Graner, diretora de marketing de Dove Brasil, disse que ter uma embaixadora pela Beleza Real na IA possibilita democratizar o assunto nas redes. A expectativa, segundo ela, é que o movimento ganhe força, a fim de que as novas gerações se sintam sempre representadas, mitigando a cobrança por padrões irreais.
Neste ano, Dove lançou o Código Dove, campanha global também criada pela Soko e que foi finalista na categoria Titanium do Cannes Lions 2024. Trata-se de um código que busca mudar automaticamente o viés prevalente na IA, que apresenta imagens de belezas irreais. Quando é feita uma busca sobre temas como “pele bonita” por meio de prompts, o resultado é diferente se for adicionada a expressão “de acordo com uma campanha Dove Pela Beleza Real”. Nesse caso, surgem mulheres de diferentes raças, etnias, corpos, peles e cabelos (leia mais aqui).