Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Apple é a 1ª, pela 11ª vez; Airbnb é destaque
A Interbrand divulgou nesta terça-feira, 21, seu relatório Best Global Brands 2023, mostrando que muitas das 100 maiores marcas do mundo atravessam um período de estagnação. A taxa global de crescimento do valor de marca desacelerou em relação ao estudo anterior, no que se refere às empresas listadas. Neste ano, o índice ficou em 5,7%. Em 2022, o percentual foi de 16%. Com isso, o valor total de marca chega a US$ 3,3 trilhões (no ano passado, o montante atingiu US$ 3,1 trilhões).
No topo da tabela, está a Apple, que registrou um crescimento de 4% no valor de marca: US$ 502,680 bilhões. Este é o 11º ano em que a companhia se conserva na dianteira – ela conquistou o posto da Coca-Cola em 2013.
Do primeiro ao sexto lugar do Best Global Brands deste ano, as marcas não se alteraram em relação ao relatório de 2022, ficando assim: Microsoft, em segundo (com uma significativa variação de 14%, chegando a US$ 316,659 bilhões); Amazon (1%); Google (3%); Samsung (4%); e Toyota (8%).
O top 10 se completa deste modo: em 7º lugar, Mercedes-Benz, que subiu uma posição e teve alta de 9% no valor de marca; seguida por Coca-Cola (com 1% de aumento; ela desceu uma posição na tabela), Nike (com 7%; ascendeu um posto) e BMW (que saltou três posições e obteve 10% de crescimento no valor da marca).
Vale mencionar ainda a Accenture, que teve aumento de 4% no valor de marca (US$ 21,3 milhões), ficando em 30º lugar, um acima em comparação ao ranking do ano passado.
Quem teve o maior percentual de crescimento no valor de marca foi o Airbnb, que está em 46% lugar, e teve aumento de 22%, sendo destaque por esse desemprenho. A empresa entrou no ranking no ano passado, quando ocupou a 54ª posição. Na análise da Interbrand, o resultado se deve, em parte, ao forte investimento da companhia na marca e às suas sólidas perspectivas financeiras: a receita subiu 40% em 2022 em relação a 2021. A expectativa é que cresça 13% neste ano.
Também chamaram a atenção os índices da indústria automobilística. O valor da marca do setor aumentou 9% em 2023. Com uma alta de 10,4%, a BMW entrou no top 10 pela primeira vez. Porsche (a 47ª no ranking), Hyundai (a 32ª) e Ferrari (70ª) foram outras empresas que alcançaram uma taxa de crescimento de dois dígitos dentro do setor.
No ranking deste ano, 18 empresas tiveram redução no valor de marca, contra 7 no relatório de 2022. Delas, 5 registraram quedas abaixo de 5%: Budweiser (-16%, a maior variação negativa na lista), Intel (-14%), Philips (-12%), Facebook (-8%) e 3M (-7%).
Em relação à estagnação, a consultoria citou, em sua avaliação geral, a falta de estratégias mais voltadas à valorização da marca e gestões de marca mais enfraquecidas. Segundo a Interbrand, os resultados deste ano confirmam uma tendência que a empresa vem observando nos últimos relatórios: as companhias que operam em um único setor têm experimentado um ritmo mais lento no aumento do valor da marca.
Gonzalo Brujó, CEO global da Interbrand, declarou que negócios como Airbnb, Lego e Nike transcenderam as normas de suas categorias e desempenham um importante papel na sociedade e na vida dos consumidores. “Aqueles que conseguirem levar com sucesso suas marcas para novos grupos de consumidores vão colher os frutos do forte crescimento da marca”, disse.
O relatório pode ser acessado aqui.