Best Global Brands 2024

As marcas + valiosas, segundo a Interbrand

10.10.24

Pelo 12º ano, a Apple se mantém como a marca mais valiosa, segundo o ranking anual Best Global Brands, da Interbrand, que acaba de ser revelado (veja abaixo).

Apesar de continuar na primeira colocação, o valor de marca da Apple caiu para US$ 488,9 bilhões, uma queda de 3% em relação ao ano passado - é a primeira vez que a marca registra esse movimento descendente em mais de duas décadas.

No entanto, na avaliação de Greg Silverman, diretor global de economia de marca da Interbrand, o ligeiro declínio deve ser momentâneo. “Enquanto outros players correram para a inteligência artificial, a Apple tomou um caminho mais deliberado para garantir que seus lançamentos de IA correspondessem aos seus valores. Este ato de liderança mais lento colocou a confiança a longo prazo à frente dos ganhos de receitas a curto prazo. Seguindo esses movimentos da marca, as ações da Apple subiram 20% no acumulado do ano e prevemos que o valor da Apple aumentará nas classificações de 2025”, analisa o executivo.

As seis primeiras colocadas da lista se mantém na mesma ordem que no ranking do ano passado: Microsoft, em segundo lugar (+11%); Amazon (+8%), na segunda posição; Google (+12%); Samsung (+10%); e Toyota (+13%).

Segmentos de destaque

De acordo com o estudo, 14 das 100 principais marcas de 2024 são automotivas. Além da Toyota, na sexta colocação, Mercedes-Benz (em oitavo) e BMW (décimo), estao no top 10. A Tesla, que aparece na 12ª posição, no entanto, registrou uma das maiores quedas deste ano no valor da marca (-9%). Já Kia (86º lugar), Hyundai (30ª posição) e Toyota conquistaram crescimento de dois dígitos.

No ranking anterior, as marcas do segmento de luxo cresceram em média 6,5% e o incremento este ano chegou a 7% . Com crescimento de valor de marca de 21%, Ferrari (62º lugar) aparece como a "marca em maior ascensão". Louis Vuitton saltou da 14ª para 11ª colocação. Hermès (22º) teve incremento de 15% e Prada (83º), de 14%.

Este ano, passam a figurar no ranking Nvidia (#36), Pandora (#91), Range Rover (#96) e Jordan (#99).

O valor acumulado das marcas mais valiosas do mundo aumentou 3,4 vezes desde que a Interbrand publicou pela primeira vez a sua classificação há 25 anos - de US$ 988 bilhões para US$ 3,4 trilhões. “Se estas marcas tivessem sido tratadas e geridas como ativos estratégicos de crescimento, então esta tabela poderia valer até US$ 6,9 trilhões. O crescimento que vemos esconde uma oportunidade perdida surpreendente”, pondera Gonzalo Brujó, CEO Global da Interbrand.

Nesse quarto de século de análise contínua das marcas mais valiosas do mundo, fica cada vez mais evidente que, embora as táticas de marketing de performance possam gerar ganhos financeiros de curto prazo, o que realmente faz a diferença nas marcas que mais cresceram nessa trajetória é o investimento em uma estratégia de marca clara a longo prazo”, pontua Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil.

Confira a tabela completa na imagem acima e acesse o relatório, aqui.

Para você não esquecer: vem aí o Festival do Clube de Criação com um lineup incrível (confira aqui). Já está à venda o ÚLTIMO LOTE de ingressos. Por conta do sucesso alcançado no ano anterior, neste lote adicionamos o Ingresso Solidário. Aproveite 15% de desconto em troca de 1kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no dia do evento. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. Garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes: temos pacotes com 5% de desconto para cinco ingressos, 10% para 10 ou 15% de desconto para 15 ingressos, entre em contato com o Clube pelo e-mail clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br. Nos vemos no Memorial da América Latina nos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo. Até lá.

Best Global Brands 2024