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Livro criado pela JWT resgata legado histórico dos negros
Com o objetivo de evidenciar o legado cultural e histórico dos afrodescendentes, que geralmente não aparece nos livros didáticos, a Faculdade Zumbi dos Palmares e a J. Walter Thompson Brasil apresentam o projeto "Black Box".
Depois de 15 mil horas de trabalho de uma equipe que envolveu pesquisadores, historiadores, jornalistas, professores e ativistas foi desenvolvido um livro de 200 páginas, que inclui caixas pretas em papel vegetal translúcido, revelando informações históricas e nomes de heróis negros, quando as páginas são viradas.
"Após 300 anos de escravidão no Brasil, é urgente mudar a mentalidade que permeia um passado oculto, fundamental para devolver a autoestima e reparar omissões históricas importantes, que estiveram na base do racismo no Brasil", declaram o diretor de criação Danilo Janjacomo e a head de arte Talita Cardozo, da JWT Brasil.
O mapa da área de Palmares (maior símbolo de resistência à escravização no Brasil) foi utilizado para construir todas as imagens do livro, por meio do chamado design generativo: foi desenvolvido um código para transformar o mapa em pequenas partículas. Elas foram reunidas para dar vida às fotografias que compõem a obra. A ideia, segundo a agência, é "inserir o DNA da história negra em cada ilustração".
Em abril, a mesma Faculdade Zumbi dos Palmares lançou, em parceria com a Grey Brasil, iniciativa que também buscava corrigir erros históricos em obras literárias: o movimento "Machado de Assis Real". A ideia era divulgar uma imagem do escritor mais fiel à realidade, recriada com base em dados históricos e fotografias antigas, respeitando seus traços, sua origem e o tom de sua pele. http://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/machado-de-assis-real/
Em 2018, a AlmapBBDO desenvolveu para a HP o projeto "OriginalWriters", que se propunha a recriar capas de livros com os nomes originais de suas autoras, valorizando as produções de mulheres que foram obrigadas a assinar seus livros com um pseudônimo masculino (leia e veja aqui).
Ficha Técnica:
Campanha: Black Box
Cliente: Faculdade Zumbi dos Palmares
Agência: J. Walter Thompson Brasil
CEO/CCO: Ricardo John
EDC: Cassio Moron / Rodrigo Da Matta
Diretor de Criação: Danilo Janjacomo
Head de Arte: Talita Cardozo
Design Gráfico: Dandara Hahn, Paula Bustamante
Diretores de Arte: José Oliveira, Leticia Tercini
Editora-chefe: Ariane Polvani
Coautores: Cileda dos Santos Sant’anna, Natanael Santos, Patrícia Nascimento, Rosenildo Ferreira, Telma Cezar da Silva
Pesquisa de Conteúdo: Thamara Pinheiro, Renan Damascena, Clecius Gonzaga, Vivian Zeni
Redatores: Marcel Ares, Julia Machado, Thamara Pinheiro, Clecius Gonzaga
PR: Andrea Assef, Vivian Zeni e Livia Martins
Copy Desk e Revisão de Textos: Camilla Savoia
Fotografia: Regis Fernandez
Diretor de Operações: Thiago Segundo
Chefe de Atendimento ao Cliente: Felipe Giacon
Executiva de Conta: Maiara Brinhole
Ilustrador: Simon Fernandes
Chefe de Produção: Maísa Delgado
Equipe de Produção: Fernanda Fiori, Flavio Colella, Leandro Iacovone, Paulo Cesar dos Reis, Ricardo Garcia, Gabriel Maria
Produtora de Áudio: Evil twin- Andre Faria
Produção: Daniel Costa, Sid Fernandez
Planejamento: Stella Pirani, Guilherme Paduan, Renan Damascena
Aprovação do cliente Raphael Vicente