Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Globo lança projeto comercial multisserviço e cria Globo Brand Space
A Black Friday deste ano será a mais importante dos últimos tempos. Marcada para 27 de novembro, ela é a data que muitas empresas estão esperando para se recuperar do impacto dos meses de pandemia. Por conta disso, também se espera que seja uma das mais competitivas de sua história no Brasil. O amplo projeto comercial que a Globo apresentou nesta segunda-feira, 24, dá o tamanho do desafio que as marcas terão pela frente, na disputa pela atenção do consumidor.
Depois de um primeiro semestre muito duro para a maioria dos setores, as expectativas de retomada ganham fôlego neste terceiro trimestre, mas as grandes apostas mesmo estão concentradas para a Black Friday, com promoções e estratégias que poderão se estender até o Natal, indica pesquisa que a Globo encomendou para avaliar o potencial da data neste ano.
Feito com mais de 1.700 consumidores de todo o Brasil, cobrindo as classes ABC, o estudo revela perspectivas positivas para a Black Friday. Um dos dados da pesquisa mostra que 7 em cada 10 internautas brasileiros deixaram de comprar algo neste ano devido à pandemia. Eles veem na data uma oportunidade para comprar mais barato.
Dos entrevistados, 42% afirmaram têm planos para a ocasião, 35% disseram não saber e 23% responderam não ter intenção de fazer compras. Ou seja, de hoje até novembro as marcas podem desenvolver estratégias para atrair mais compradores.
Ante o potencial da data, a Globo preparou um projeto comercial multisserviço. Chamado “Muito Além da Black Friday”, ele vale para todo o mês de novembro, com pico na semana da Black Friday. Esse é o primeiro grande projeto comercial feito depois da unificação do portfólio do grupo (relembre aqui). Com isso, as entregas se estendem a todas as plataformas, reunindo mais de 90 milhões de usuários, ao todo. Há diversos formatos para atender às demandas dos anunciantes. No caso de ações voltadas para o mercado nacional, existem duas cotas: Master e Black.
“O projeto da Globo para Black Friday se diferencia pelo cuidado com métricas, para alcançarmos a máxima eficiência. Com produtos que inovam na forma de apresentar as ofertas, as marcas e que podem fazer parte das estratégias de comunicação que queremos desenhar a quatro mãos”, afirmou Eduardo Schaeffer, diretor de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, em evento online que apresentou o plano comercial. Além de agregar TV, TV paga, internet, streaming, a Globo oferece a estrutura do Gshop, uma plataforma de conversão que já foi adotada na Black Friday do ano passado.
Uma novidade é o Globo Brand Space, estrutura de criação de conteúdo que permite às marcas parceiras a utilização até mesmo de estúdios da TV. “Como o mercado sabe, já cocriamos muitas coisas. Mas a Black Friday traz um desafio diferente. É uma data que exige agilidade em um ambiente de competitividade”, disse Eduardo Becker, diretor de Soluções Integradas de Negócios em Conteúdo . Segundo ele, a ideia é contribuir para os projetos das marcas para a Black Friday com a notória capacidade de produção da Globo e com a qualidade do conteúdo.
Disponível para as marcas patrocinadoras do projeto, o espaço permitirá a criação e desenvolvimento de snacks de conteúdo, pensados para o ambiente digital; histórias social friendly, que geram conversas nas redes sociais; criação de lives, para interação com os consumidores e compartilhamento de descontos e promoções; além de criativos para o intervalo comercial, como filmes publicitários criados para anunciar as ofertas mais quentes, fomentando a compra por impulso, e campanhas de conteúdo de marca, para veiculação no formato break exclusivo. O projeto vislumbra a possibilidade de se recorrer a um pool de talentos da empresa. Podem entrar também influenciadores digitais.
O plano comercial feito para a Black Friday conta com a oferta dos serviços de inteligência, as métricas e análises de dados. Desde 2017, a Globo tem um time dedicado a estratégias de tecnologia e inteligência de dados.