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Black Friday 2020

Twitter analisa comportamento do consumidor

06.11.20

Com a pandemia, as compras online ficaram mais fortes do que nunca. Na Black Friday deste ano, é mais do que natural, portanto, o crescimento do digital. Com um ano tão atípico quanto este, o que mais se pode esperar do comportamento do consumidor?

Para ajudar as marcas a afinar suas estratégias para a temporada, o Twitter coletou alguns dados que mostram como o brasileiro se relaciona hoje com a data, que neste ano cai no dia 27 de novembro. Camilla Guimarães, head de pesquisa, contou em um Twitter Talk focado nas perspectivas de consumo para a Black Friday que mais de dois milhões de tweets abordaram a data no ano passado, um crescimento de 130% sobre 2018.

De acordo com Camilla, o Brasil é o segundo país que mais tuíta e engaja quando se trata de Black Friday. O primeiro posto é dos EUA. “O burburinho começa em setembro e explode mesmo no dia. Virou um assunto que já faz parte da vida das pessoas”, afirmou.

Um estudo recente do Twitter mostrou que 66% das pessoas pensam com antecedência na data. Camilla comentou que, ao se analisar os resultados dessa pesquisa nos últimos três anos, nota-se um aumento de 20% entre aqueles que se dedicam antecipadamente à Black Friday.  “Uma em cada três pessoas declarou que seu interesse pela data aumentou”.

Neste ano, aposta-se na disposição do consumidor ir às compras. Outro número, com dados coletados até outubro, é o total de tweets sobre compras e descontos: 32 milhões, alta de 39% em comparação ao ano anterior.

Entre as categorias que mais chamam atenção estão roupas e vestuário. Depois, celulares. E, em terceiro lugar, computadores e eletrônicos. Camilla observou que para 22% das pessoas ouvidas a Black Friday pode ser importante para assinatura de serviços de streaming ou apps.

O que mais atrai o comprador? Em primeiro lugar, o desconto, com 86% das respostas. Na segunda posição, entra o frete grátis, com 57%. Combos e cashbacks não despertam tanto interesse.

No caso do usuário do Twitter, vale levar em conta que ele é conectado e antenado: quer saber primeiro dos assuntos. Seu perfil é de descoberta.

Estratégias da Via Varejo

Convidada para o Twitter Talk, Ilca Sierra, diretora de marketing e comunicação multicanal da Via Varejo, reforçou a importância do digital neste ano. Com a quarentena, 100% das lojas (mais de 1.100) foram fechadas e o e-commerce conquistou um protagonismo que não tinha.

Segundo Ilca, em maio, o e-commerce respondeu por 12% de todo o comércio no Brasil. “Falam que existem seis milhões de novos e-shoppers”. Era preciso acelerar a transformação digital e foi isso que a Via Varejo fez. “Mudamos bastante”, disse Ilca em conversa com  Anna Gama, head de vendas da rede.

Uma das decisões da varejista foi iniciar 40 dias antes a campanha de Black Friday (leia aqui a respeito das ações de Casas Bahia e Ponto Frio). Outra medida foi manter os preços por todo esse período. Então, se o consumidor encontrar um selo da Black Friday sobre um produto, pode comprar. Ele não precisará esperar por uma ocasião em que o custo irá abaixar ainda mais.

Como sustentar a conversa por tanto tempo? “É um desafio. A gente tem de procurar assuntos novos, o que passa pela criação, pela escolha de influenciadores”, afirmou Ilca. Para ajudar nessa tarefa, a Casas Bahia conta com o personagem CB, que foi modernizado.

Veja as marcas mais mencionadas no Twitter na Black Friday 2019:


  • McDonald’s

  • Burger King

  • Nike

  • Nubank

  • Apple

  • Tupperware

  • Dell

  • Centauro

  • Adidas

  • Amazon

  • Brahma

  • iFood

  • Magazine Luiza

  • Samsung

  • Cinemark


Leia aqui como o mercado está se preparando para esta Black Friday.

Black Friday 2020

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