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O que o público verá nos shows da temporada
A grande data se aproxima. E os shows preparados para esta temporada de Black Friday tiveram suas agendas divulgadas. No YouTube, a segunda edição do Show da Black Friday está com uma programação recheada de jogos e diversão, além de ofertas. Desta vez, são dois eventos ao vivo em vez de um. Na quinta-feira 26, às 19h, começa a primeira live que mistura e-commerce e entretenimento. As atrações são patrocinadas pelo iFood. A partir das 21h, a programação passa a ser comandada pela Americanas, a cotista máster do projeto, informação que antecipamos aqui. O show principal, como está sendo chamado, terá quatro horas de duração.
Atrações musicais recheiam a grade da Black das Blacks Magalu, o show que será transmitido também na quinta, a partir das 22h30, no Multishow e em suas redes sociais e no Globoplay, dentro do projeto para a temporada desenvolvido pela Globo. O Magazine Luiza é uma das quatro marcas que fecharam as cotas máster do gigantesco plano da empresa de mídia para a data. Também são cotistas principais Americanas, Via Varejo e Tim (mais detalhes aqui).
O evento do Magalu terá comando de Luciano Huck, como no ano passado. As estrelas do show são Anitta, a dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano, o pagodeiro Dilsinho e o grupo Barões da Pisadinha, entre outros nomes da música e também do humor (leia mais abaixo).
YOUTUBE
Na primeira edição do Show da Black Friday, que também contou com a Americanas, o show registrou cinco milhões de espectadores únicos, batendo o recorde de maior transmissão ao vivo de entretenimento da plataforma no Brasil. Felipe Neto foi o apresentador do evento e ele retorna neste ano para a live commerce, que é realizado em parceria com a Play9 e Dia Estúdio.
Enquanto no ano passado o show aconteceu no YouTube Space (relembre aqui), a edição 2020 teve de mudar de endereço para se adequar às medidas sanitárias necessárias ao combate à covid-19. Ela vai ocorrer na Jeunesse Arena, no Rio, porém sem a presença física de plateia, como aconteceu em 2019. Mas o público poderá participar de forma virtual. Todos os protocolos da OMS estão previstos no projeto para garantir a segurança dos envolvidos.
Construída para receber competições dos Jogos Panamericanos de 2007, a Jeunesse Arena se tornou uma referência em recursos tecnológicos. Há mais de dez anos recebe eventos esportivos, culturais e corporativos, de diversos tamanhos e formatos. Já a transmissão do show do iFood ocorre no Fit Dance Space, em São Paulo.
Um elemento atrativo da live será a inserção de artes e telões para ajudar a conectar a todos, criando um cenário lúdico adaptado a estes tempos de pouca aglomeração. Serão utilizadas câmeras de última geração, direção de fotografia baseada em Light Panels de LED e efeitos com Moving Lights de alta performance.
Além de Felipe Neto – que irá conteúdos especiais no seu canal no YouTube durante a semana –, o Show da Black Friday contará com alguns dos youtubers que estão entre os campeões de audiência no país. Na lista estão a ex-BBB e atriz Rafa Kalimann, Camilla de Lucas, Fred (do canal Desimpedidos), o casal Diva Depressão, o gamer Nobru e Kamille Ramos. Fabio Porchat, do Porta dos Fundos, fará uma participação especial por vídeo.
Abertura com iFood
O início do evento terá a transmissão nos canais FitDance e Camila Loures, mineira que tem mais de 12,5 milhões de inscritos no YouTube. Na live, o iFood apresentará sua nova campanha “Viver É”, que traz trechos do tradicional samba “O Que é O Que é”.
O horário reservado para a marca terá coreografias e desafios. Instrutores do FitDance vão ensinar danças que poderão ser replicadas pelos espectadores em casa. No Speed Challenge, duas equipes se enfrentam, repetindo um trecho de 15 segundos de uma coreografia em quatro velocidades (lento, normal, rápido e ultra rápido).
Outro desafio é o do sussurro. Um participante põe um fone de ouvido com cancelamento sonoro e uma música alta tocando. Enquanto isso, outra pessoa lê nomes dos pratos mais pedidos do iFood, para o primeiro tentar acertar só com leitura labial. Quem acertar mais, ganha o jogo.
Está programado ainda o game “Adicionar ao Carrinho”, em que cada grupo terá dois minutos para montar o maior número de palavras possíveis por meio de letras magnéticas que estarão num carrinho de compras. O objetivo é formar itens que podem ser comprados nos supermercados direto do iFood.
O show terá duração de uma hora. Depois haverá um intervalo de uma hora até o YouTube reabrir o evento, já no canal de Felipe Neto, da Americanas e de mais quatro ligados aos convidados (Desimpedidos, Diva Depressão, Camilla de Lucas e Rafa Kalimann). A live estará no Masthead da plataforma.
Americanas em cena
O show principal terá uma versão 2.0 da piscina de bolinhas que fez sucesso na edição do ano passado. Outra ativação entre os influenciadores é o game “Chão é Lava”, inspirado no “The Floor is Lava”, em que o chão com LED do palco principal será o cenário de uma disputa contra o tempo. A meta é chegar até o palco sem pisar na lava.
A dupla Diva Depressão vai ativar a Central Americanas, que estará mais tecnológica em relação a 2019. Ela mostrará, entre outras coisas, os comentários mais imprevisíveis do público no Twitter, além de apresentar as ofertas no aplicativo da Americanas.
O show terá o apoio de uma plateia virtual escolhida por meio da parceria de Felipe Neto com a Americanas. Em comemoração aos 40 milhões de inscritos em seu canal, ele abriu 40 vagas para seus inscritos formarem o grupo que aparecerá ao vivo de suas casas assistindo ao show. Alguns espectadores vão participar de dinâmicas e interagir com os influenciadores durante a live.
O time para essa operação conta com o cenógrafo Omar Muro, com experiência em programas como Big Brother Brasil, o iluminador Césio Lima e o diretor técnico-artístico Carlos Magalhães, que participou do Show da Black Friday no ano passado.
“Nos últimos meses ouvimos repetidamente que este é um ano sem precedentes e falamos do ‘futuro’ de algo. Por ser justamente um momento sem precedentes, isso pede uma Black Friday com novas premissas e formas de operar”, afirmou, em comunicado, Antonio Abibe, head de projetos de conteúdo do Google. “É levando em conta essa reestruturação de formato e sem deixar de entregar ofertas tão atrativas e verdadeiras como as de 2019, que esperamos que o Show da Black Friday seja um novo recorde de live commerce este ano”, completa.