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Black Friday 2020

O que o público verá nos shows da temporada

23.11.20

A grande data se aproxima. E os shows preparados para esta temporada de Black Friday tiveram suas agendas divulgadas. No YouTube, a segunda edição do Show da Black Friday está com uma programação recheada de jogos e diversão, além de ofertas. Desta vez, são dois eventos ao vivo em vez de um. Na quinta-feira 26, às 19h, começa a primeira live que mistura e-commerce e entretenimento. As atrações são patrocinadas pelo iFood. A partir das 21h, a programação passa a ser comandada pela Americanas, a cotista máster do projeto, informação que antecipamos aqui. O show principal, como está sendo chamado, terá quatro horas de duração.

Atrações musicais recheiam a grade da Black das Blacks Magalu, o show que será transmitido também na quinta, a partir das 22h30, no Multishow e em suas redes sociais e no Globoplay, dentro do projeto para a temporada desenvolvido pela Globo. O Magazine Luiza é uma das quatro marcas que fecharam as cotas máster do gigantesco plano da empresa de mídia para a data. Também são cotistas principais Americanas, Via Varejo e Tim  (mais detalhes aqui).

O evento do Magalu terá comando de Luciano Huck, como no ano passado. As estrelas do show são Anitta, a dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano, o pagodeiro Dilsinho e o grupo Barões da Pisadinha, entre outros nomes da música e também do humor (leia mais abaixo).

YOUTUBE

Na primeira edição do Show da Black Friday, que também contou com a Americanas, o show registrou cinco milhões de espectadores únicos, batendo o recorde de maior transmissão ao vivo de entretenimento da plataforma no Brasil. Felipe Neto foi o apresentador do evento e ele retorna neste ano para a live commerce, que é realizado em parceria com a Play9 e Dia Estúdio.

Enquanto no ano passado o show aconteceu no YouTube Space (relembre aqui), a edição 2020 teve de mudar de endereço para se adequar às medidas sanitárias necessárias ao combate à covid-19. Ela vai ocorrer na Jeunesse Arena, no Rio, porém sem a presença física de plateia, como aconteceu em 2019. Mas o público poderá participar de forma virtual. Todos os protocolos da OMS estão previstos no projeto para garantir a segurança dos envolvidos.

Construída para receber competições dos Jogos Panamericanos de 2007, a Jeunesse Arena se tornou uma referência em recursos tecnológicos. Há mais de dez anos recebe eventos esportivos, culturais e corporativos, de diversos tamanhos e formatos. Já a transmissão do show do iFood ocorre no Fit Dance Space, em São Paulo.

Um elemento atrativo da live será a inserção de artes e telões para ajudar a conectar a todos, criando um cenário lúdico adaptado a estes tempos de pouca aglomeração. Serão utilizadas câmeras de última geração, direção de fotografia baseada em Light Panels de LED e efeitos com Moving Lights de alta performance.

Além de Felipe Neto – que irá conteúdos especiais no seu canal no YouTube durante a semana –, o Show da Black Friday contará com alguns dos youtubers que estão entre os campeões de audiência no país. Na lista estão a ex-BBB e atriz Rafa Kalimann, Camilla de Lucas, Fred (do canal Desimpedidos), o casal Diva Depressão, o gamer Nobru e Kamille Ramos. Fabio Porchat, do Porta dos Fundos, fará uma participação especial por vídeo.

Abertura com iFood

O início do evento terá a transmissão nos canais FitDance e Camila Loures, mineira que tem mais de 12,5 milhões de inscritos no YouTube. Na live, o iFood apresentará sua nova campanha “Viver É, que traz trechos do tradicional samba “O Que é O Que é”.

O horário reservado para a marca terá coreografias e desafios. Instrutores do FitDance vão ensinar danças que poderão ser replicadas pelos espectadores em casa. No Speed Challenge, duas equipes se enfrentam, repetindo um trecho de 15 segundos de uma coreografia em quatro velocidades (lento, normal, rápido e ultra rápido).

Outro desafio é o do sussurro. Um participante põe um fone de ouvido com cancelamento sonoro e uma música alta tocando. Enquanto isso, outra pessoa lê nomes dos pratos mais pedidos do iFood, para o primeiro tentar acertar só com leitura labial. Quem acertar mais, ganha o jogo.

Está programado ainda o gameAdicionar ao Carrinho”, em que cada grupo terá dois minutos para montar o maior número de palavras possíveis por meio de letras magnéticas que estarão num carrinho de compras. O objetivo é formar itens que podem ser comprados nos supermercados direto do iFood.

O show terá duração de uma hora. Depois haverá um intervalo de uma hora até o YouTube reabrir o evento, já no canal de Felipe Neto, da Americanas e de mais quatro ligados aos convidados (Desimpedidos, Diva Depressão, Camilla de Lucas e Rafa Kalimann). A live estará no Masthead da plataforma.

Americanas em cena

O show principal terá uma versão 2.0 da piscina de bolinhas que fez sucesso na edição do ano passado. Outra ativação entre os influenciadores é o game “Chão é Lava”, inspirado no “The Floor is Lava”, em que o chão com LED do palco principal será o cenário de uma disputa contra o tempo. A meta é chegar até o palco sem pisar na lava.

A dupla Diva Depressão vai ativar a Central Americanas, que estará mais tecnológica em relação a 2019. Ela mostrará, entre outras coisas, os comentários mais imprevisíveis do público no Twitter, além de apresentar as ofertas no aplicativo da Americanas.

O show terá o apoio de uma plateia virtual escolhida por meio da parceria de Felipe Neto com a Americanas. Em comemoração aos 40 milhões de inscritos em seu canal, ele abriu 40 vagas para seus inscritos formarem o grupo que aparecerá ao vivo de suas casas assistindo ao show. Alguns espectadores vão participar de dinâmicas e interagir com os influenciadores durante a live.

O time para essa operação conta com o cenógrafo Omar Muro, com experiência em programas como Big Brother Brasil, o iluminador Césio Lima e o diretor técnico-artístico Carlos Magalhães, que participou do Show da Black Friday no ano passado.

Nos últimos meses ouvimos repetidamente que este é um ano sem precedentes e falamos do ‘futuro’ de algo. Por ser justamente um momento sem precedentes, isso pede uma Black Friday com novas premissas e formas de operar”, afirmou, em comunicado, Antonio Abibe, head de projetos de conteúdo do Google. “É levando em conta essa reestruturação de formato e sem deixar de entregar ofertas tão atrativas e verdadeiras como as de 2019, que esperamos que o Show da Black Friday seja um novo recorde de live commerce este ano”, completa.




GLOBO

Com uma programação repleta de estrelas da música e do humor, o Magazine Luiza promete “transformar a maneira que o brasileiro vê a Black Friday”, juntando compras, entretenimento e um espírito de festa. O shopstreaming ou live shopping é um conceito criado na China na celebração do Dia dos Solteiros, uma data comercial tão poderosa quanto a Black Friday no ocidente. O formato também inspirou o show do YouTube.

"Estamos reunindo num único evento o que a cultura pop brasileira tem de melhor atualmente", declarou Ana Paula Rodrigues, diretora de marketing do Magalu, em comunicado. O projeto foi idealizado em parceria entre Ogilvy Brasil, Globo e Magalu. A agência está envolvida com o show desde o ano passado. Sob liderança artística de Boninho, diretor de reality e shows da Globo, a atração terá duas horas de entretenimento, misturando música, humor e vendas.

A Black das Blacks é a primeira ação comercial realizada no MG4, que fica nos Estúdios Globo, no Rio. Ele foi inaugurado no ano passado e foi concebido originalmente para produção de dramaturgia, como ambiente para um projeto de show de entretenimento.

O evento é considerado também uma celebração do #temnomagalu, estratégia que ampliou exponencialmente o número de categorias de produtos oferecidas pela empresa, de forma direta e, principalmente, por meio dos mais de 40 mil sellers presentes na plataforma de vendas do Magalu.

A audiência será incentivada a interagir no SuperApp Magalu como segunda tela. “Teremos muita interatividade, tanto em nosso aplicativo, quanto nas redes sociais. Todos os nossos mundos, o de esporte, o de beleza, os livros, o da moda, entre outros, farão parte do show”, diz Ana Paula.

A renovação de um projeto como o show Black das Blacks, do Magalu, é reflexo não apenas de bons resultados alcançados na primeira edição, mas principalmente da evolução contínua nas entregas que desenhamos em parceria com o mercado”, analisou Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados em publicidade da Globo. “O aproveitamento estratégico dos ativos da Globo, a distribuição em todas as plataformas da empresa e a disponibilização do trabalho de inteligência e monitoramento de resultados nas ações de conversão e relacionamento certamente trarão resultados expressivos”, completou.

Além do conteúdo musical, o show terá dezenas de ofertas exclusivas, divulgadas em tempo real, que estarão à disposição no superapp e serão apresentadas por Fabiana Karla e Jonathan Azevedo.

Um dos pontos altos da programação será a presença da Lu, digital influencer do Magalu, que surgirá, ao vivo, no palco. Com tecnologia de última geração, Lu aparecerá em 3D ao lado de Luciano Huck e de mais uma apresentadora escolhida no time de talentos da Globo – antes, Taís Araújo estava escalada para o show, mas a atriz está fazendo isolamento porque ela e a família testaram positivo para a covid-19.

Também haverá um desfile que mistura moda e voguing, em que dançarinos e modelos fazem performances artísticas. A atração será estrelada pelas cantoras pop Gloria Groove e Karol Conká.

O formato comercial Black das Blacks é um projeto proprietário do Magalu em parceria com a Ogilvy e Globo e integra as plataformas do Multishow, ViU Hub, TV Globo, Globoplay e outros canais de TV por assinatura da empresa. Com uma entrega 360, o projeto também terá forte presença no digital, principalmente, nas redes sociais, YouTube e site.

A Globo é responsável por toda concepção artística e produção do show, incluindo as soluções em efeitos visuais, como a presença da personagem Lu em 3D no palco. A empresa também responde pela transmissão ao vivo no Multishow, nos perfis do canal no Facebook e YouTube (canais de música e humor) e no Globoplay.

A cobertura nas redes sociais é uma parceria com a ViU Hub, unidade de negócios digitais da Globo, responsável pelo desenho de entrega digital para a marca, que inclui ativações antes, durante e depois do show. Os influenciadores escolhidos para esta função são Vivian Amorim, Laura Brito, Thaynara OG, Futparódias, Pequena Lo, Dudu Rocha, Lellê, Patrícia Ramos e Adriano Ponte.

Para a Black das Blacks, a TV Globo exibe chamadas no intervalo de sua programação, sendo três delas direto do show. O pacote de entregas contempla ainda chamadas nos canais GNT, Universal, Megapix, GloboNews, Canal OFF, Bis, SporTV e Viva.

Black Friday 2020

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